sábado, 15 de novembro de 2008

Canção da "Galinha Pintadinha"






Hoje aprendemos esta canção...

Os meus meninos adoraram...

:) :)

A literatura na Infância




"As histórias formam o gosto pela leitura, por isso, quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, vai adquirir o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.”
Pedro Strecht



A literatura infantil faz pensar, sentir, ajuda a entender e conhecer lugares, animais, espaços, relações interpessoais integrando dois mundos: RAZÃO e
IMAGINAÇÃO.
É pelas histórias infantis que a criança entra no mundo da literatura, da escrita e do livro.

A literatura infantil desempenha um importante papel, o de conduzir as crianças à aprendizagem, contribuindo para uma sistematizada escrita, (como é o caso das fábulas). A literatura possibilita que as crianças consigam redigir melhor desenvolvendo sua criatividade, pois, o acto de ler e o acto de escrever estão intimamente ligados. Nesse sentido, “a literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenómeno de criatividade que representa o mundo, o homem a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização...” .
A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, como também permite que elas se coloquem como personagens das histórias, das fábulas e dos contos de fada, além de facilitar a expressão de ideias.

“A literatura infantil contribui para que não se deixe esta tarefa por acaso...”

O nosso Magusto e a nossa "grande" Castanha

No dia de S. Martinho recebemos visitas especiais, então decidimos fazer cartuchos especiais!!
Aproveitámos as páginas das listas telefónicas e carimbamos pequenas castanhas.
Os carimbos fizemos com tampinhas das garrafas, rolhas de cortiça e um bocadinho de esponja em forma de castanha...


Depois de carimbarmos, pintamos uma pequena castanha...
Com a castanha já pintada, enrolamos os nossos cartuchos... Esta parte foi mais difícil para os pequenitos, mas com um bocadinho de esforço, conseguimos fazer os cartuchos...
Colámos a nossa castanha no cartucho e um provérbio de S. Martinho...
Este foi o resultado:


Depois do Magusto onde comemos muitas castanhas... Decidimos aproveitar as cascas das castanhas...
E ficou assim:



Uma castanha gigante numa folha A1...
O Magusto foi muito divertido!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Modelo de Planificação centrado no Educador

Baseado na criança "teórica".
Pedagogia por objectivos.
Níveis de Participação:
- O educador é responsável por todo o grupo.
Momentos de Planificação:
- Planeamento por vezes mensal ou anual.
Instrumentos de Planificação:
- Programas, colecções de fichas, sequências pedagógicas, planificações detalhadas das actividades (anual, mensal, semanal) e respectivos objectivos que o educador pretende desenvolver.
Sentido da Planificação:
- Prever e preparar antecipando toda a acção educativa assegurando uma sequência lógica, uma progressão.

domingo, 9 de novembro de 2008

Quadras de S.Martinho


Como é bom comer
Castanhas assadas
E no magusto ver
As meninas coradas

Na rua está um vendedor
De castanhas assadas
É com esforço e amor
Que faz feliz a rapaziada

Todo o dia a apanhar chuva
Coitado do vendedor!
Mas à beira das castanhas
Fica cheio de calor.

Com o frio a chegar
A natureza está-se a transformar
Os ouriços a abrir
Para as castanhas apanhar.

O S. Martinho está a chegar
A lareira vou acender
Para as castanhas assar
E contigo as comer.

Que lindo é o Outono!
Que lindo que é!
Uvas e castanhas
Dá-me o avô Zé.

Dia 11 de Novembro
É o dia de S. Martinho
Come-se a castanha assada
E mais o caldo verdinho.

É dia de S. Martinho
É a festa das castanhas
Em vez de Sol há chuva
É Outono ninguém estranha.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Plasticina Caseira

Ingredientes
250g de farinha *
125 g de sal fino*
2 colheres de café de creme de tártaro*
250g de água com corante alimentar*
1 colher de sopa de óleo alimentar*

Modo de Preparação
Misturar os elementos secos numa panela, acrescentar a água e o corante, misturar muito bem e cozinhar em lume brando mexendo SEMPRE, cerca de 2 minutos, até formar uma bola que se descola da panela. Verter num prato. Assim que conseguir manipular a plasticina, amassá-la um bocadinho até ficar lisa e por num saco plástico ou numa caixa de plástico e manter fechado. Esta plasticina conserva-se vários meses, se estiver bem fechada numa embalagem.



Nota: Esta receita tem de ser realizada por um adulto…

domingo, 2 de novembro de 2008

O Portfólio...

"Portfolio: um álbum do crescimento, da aprendizagem e do desenvolvimento"
(Parente, 2002)

"Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança."
(Grubb e Courtney, 1996)

"O portfolio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem: como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros."
(Grace, 1992)

“Compilação organizada e intencional de evidências que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança realizada ao longo do tempo.”
(McAfee e Leong, 1997)

"Para ser considerado portfolio, o processo de colecção deve implicar as crianças a seleccionar as evidências e a reflectir sobre elas"
(Grubb e Courtney, 1996)