"As histórias formam o gosto pela leitura, por isso, quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, vai adquirir o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.”
Pedro Strecht
Pedro Strecht
A literatura infantil faz pensar, sentir, ajuda a entender e conhecer lugares, animais, espaços, relações interpessoais integrando dois mundos: RAZÃO e
IMAGINAÇÃO.
É pelas histórias infantis que a criança entra no mundo da literatura, da escrita e do livro.
A literatura infantil desempenha um importante papel, o de conduzir as crianças à aprendizagem, contribuindo para uma sistematizada escrita, (como é o caso das fábulas). A literatura possibilita que as crianças consigam redigir melhor desenvolvendo sua criatividade, pois, o acto de ler e o acto de escrever estão intimamente ligados. Nesse sentido, “a literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenómeno de criatividade que representa o mundo, o homem a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização...” .
A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, como também permite que elas se coloquem como personagens das histórias, das fábulas e dos contos de fada, além de facilitar a expressão de ideias.
“A literatura infantil contribui para que não se deixe esta tarefa por acaso...”
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