sábado, 23 de outubro de 2010

Imagens da Lenda de S. Martinho







Revista Guia para Pais e Educadores de Infância

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uvas no Outono



Painel realizado por crianças com 1 ano e com 2 anos...
Pelos meus meninos e pelos da Ed. Carolina Silva.
Lindo!

sábado, 16 de outubro de 2010

DigiChocolate

Já experimentaram?
É uma das actividades que mais atrai os meus pequenotes! Porque será? :)


Basta misturar chocolate em pó, farinha e um pouco de óleo...
As quantidades? Confesso que fiz a olho...

Cheirava tão bem...
Apetecia mesmo comer...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cara nova :)

Provavelmente devem ter reparado que ultimamente este blog tem andado a mudar de imagem constatemente... Mas acho que já encontrei a ideal!
Nova etapa, nova cara!
Espero que gostem pois eu acho que está bem colorido e apelativo!
Continuem a visitar-me e deixem os vossos comentários...

KISS**

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brincar!

E porque este ano o meu Projecto Pedagógico será em torno da magia que é o Brincar, aqui fica uma pequena partilha...


O brincar na criança favorece o desenvolvimento de vários aspectos da personalidade mas, para tal, é necessário que o ambiente também facilite o brincar da criança. Desta forma, pais e educadores poderão contribuir de forma eficaz (Longuini):

• Ao disponibilizarem tempo para as brincadeiras;
• Estarem atentos à idade e às necessidades de cada criança para disporem de brinquedos adequados;
• Respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças;
• Enriquecer e valorizar as brincadeiras realizadas pelas crianças; Integrar-se como participante das brincadeiras, interessando-se por elas, serem autênticos;
• Colocarem-se ao nível da criança e reflectirem sobre as brincadeiras e sentimentos;
• Ajudar a resolver conflitos;
• Considerar as preferências de cada criança. Através das brincadeiras ela terá a oportunidade de expressar os seus interesses, necessidades e preferências. O papel do educador será o de propiciar-lhes novas oportunidades e novos materiais que enriqueçam as suas brincadeiras, porém, respeitando a vontade e a motivação da criança de forma a não forçá-la a realizar determinada brincadeira ou a participar;
• Não reforçar papéis sexistas e/ou outros valores do educador que limitem a expressão da criatividade e da personalidade;
• A brincadeira é centrada na criança, é ela a personagem principal, os pais e educadores acompanham-na nesta aventura.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estomatite Aftosa

Esta é a nossa realidade agora....

Trata-se de uma doença viral, que dura cerca de uma semana.
Manifesta-se por febre alta, que se mantém, e por aftas muito dolorosas e incómodas na boca. Geralmente a criança perde o apetite e, consequentemente, algum peso.

• Deve oferecer líquidos frios e doces com frequência, evitando bebidas ácidas que causam ardor e dor;
• A alimentação deve basear-se em alimentos moles, líquidos, frios e doces como o leite, batidos ou iogurtes líquidos, gelatinas, pudins, papas,…
• É preferível insistir para beber do que para comer.

Se a criança começar a sangrar das gengivas ao fim de alguns dias, não se preocupe porque faz parte da evolução da doença, passando por si e sem qualquer medicamento.
O apetite e o peso perdidos com o aparecimento da doença reaparecerão quando esta passar.

É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...


Pintura com as Cores (características) do Outono


domingo, 3 de outubro de 2010