Surgiu em 1919, em Stuttgart, na Alemanha.
Rudolf Steiner Criou uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória.
É uma das várias práticas inspiradas pelos conceitos elaborados Antroposofia compreende o homem nos aspectos físico, anímico (psico-emocional) e espiritual.
Princípios
* Busca uma harmonia entre corpo, alma e espírito: entre sentir, pensar e querer.
São trabalhados de forma intencional :
• As actividades físicas desenvolvem o querer (agir);
• As actividades artísticas promovem o sentir;
• O pensar é cultivado por actividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstracto, científico.
* Ideias de organização social Trimembração do Organismo Social
Bases para um pensamento claro e preciso isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade. Sentimentos autênticos não massificados e que respeitem os demais, num marco de igualdade de direitos e obrigações. Uma capacidade vigorosa capaz de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida económica do futuro.
* Explica e fundamenta o desenvolvimento segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de sete anos denominadas setenios.
Respeita a Liberdade da Criança: não a considera como um sujeito passivo no qual se imprime noções e informações mas um ser em Devir rico de capacidade em desenvolvimento; as características próprias individuais e as diferenças das faixas etárias; o potencial da criança como um valor incalculável para a sociedade e para o mundo.
* Pretende propiciar à sociedade humana jovens dotados de grande criatividade, discernimento e
autoconsciência, capazes de melhor contribuir para os destinos do mundo à medida que compreendem o seu próprio sentido existencial.
Aspectos e detalhes importantes devem ser considerados:
* a contemporaneidade e funcionalidade do projecto arquitetónico;
* o espaço e a localização do Jardim;
* o trabalho de equipe orientado pela solidariedade;
* o respeito da criança como um ser individualizado.
Os seus objectivos são:
* dar liberdade, criar entusiasmo, encanto e reverência pela aprendizagem;
* respeitar a criança como ser pensante e artístico e mais tarde, actuante;
* dar tempo e espaço suficientes para aprender sem competição e sem pressas.