terça-feira, 17 de novembro de 2009

A nossa comemoração do S. Martinho...

Para assinalar esta data fizemos várias coisas:
- Aprendemos a dizer castanha e a identificá-la;
- Provámos castanhas, cruas e assadas;
- Tocámos e mexemos em ouriços;
- Decorámos uma castanha (com rolo e as nossas impressões digitais, tudo com a cor castanha);
- Ouvimos a lenda de S. Martinho, mas como somos pequeninos, o que mais gostamos foi do cavalo e de imitar o seu som :)

Por fim, as Educadoras da Instituição prepararam uma surpresa para as crianças e fizeram uma pequena peça, a da famosa "Maria Castanha"... Os meninos portaram-se muito bem!

domingo, 8 de novembro de 2009

A Pedagogia Waldorf

Surgiu em 1919, em Stuttgart, na Alemanha.
Rudolf Steiner Criou uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória.
É uma das várias práticas inspiradas pelos conceitos elaborados Antroposofia compreende o homem nos aspectos físico, anímico (psico-emocional) e espiritual.

Princípios
* Busca uma harmonia entre corpo, alma e espírito: entre sentir, pensar e querer.
São trabalhados de forma intencional :
• As actividades físicas desenvolvem o querer (agir);
• As actividades artísticas promovem o sentir;
• O pensar é cultivado por actividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstracto, científico.
* Ideias de organização social Trimembração do Organismo Social
Bases para um pensamento claro e preciso isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade. Sentimentos autênticos não massificados e que respeitem os demais, num marco de igualdade de direitos e obrigações. Uma capacidade vigorosa capaz de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida económica do futuro.
* Explica e fundamenta o desenvolvimento segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de sete anos denominadas setenios.
Respeita a Liberdade da Criança: não a considera como um sujeito passivo no qual se imprime noções e informações mas um ser em Devir rico de capacidade em desenvolvimento; as características próprias individuais e as diferenças das faixas etárias; o potencial da criança como um valor incalculável para a sociedade e para o mundo.
* Pretende propiciar à sociedade humana jovens dotados de grande criatividade, discernimento e
autoconsciência, capazes de melhor contribuir para os destinos do mundo à medida que compreendem o seu próprio sentido existencial.
Aspectos e detalhes importantes devem ser considerados:
* a contemporaneidade e funcionalidade do projecto arquitetónico;
* o espaço e a localização do Jardim;
* o trabalho de equipe orientado pela solidariedade;
* o respeito da criança como um ser individualizado.

Os seus objectivos são:
* dar liberdade, criar entusiasmo, encanto e reverência pela aprendizagem;
* respeitar a criança como ser pensante e artístico e mais tarde, actuante;
* dar tempo e espaço suficientes para aprender sem competição e sem pressas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Livros para Creche

Descobri uns pequenos livros das EDIÇÕES CONVITE À MÚSICA que fazem furor na minha salinha... São livros que têm som!... E imagens bem apelativas...
Por enquanto ainda só tenho um, mas espero brevemente adquirir os que faltam para completar a colecção...

Este é o que eu adquiri "Zoo do Bebé".
Aqui é um pormenor do interior do livro... Tem abas que se abrem e quando as abrimos o som dos animas (no caso deste livro) aparece!!

Estes serão a minha próxima aquisição :)

Ó tia dá bolinho?

Se a tia não dá... Fazemos nós... Pusemos a mão na massa e confeccionamos bolinhos de batata, que segundo dizem estavam muito bons!!!


E a receita é a seguinte:
- 1,400 Kg de Batata (depois de descascada e antes de cozida);
- 2 Kg de Farinha;
- 1 Kg de Açúcar;
- 8 Ovos;
- Fermento Royal (2 colheres de sobremesa);
- Raspa de 2 limões;
- Canela e erva doce a gosto;
- Leite para amassar.
Depois é só colocar tudo dentro de uma taça, amassar, fazer a forma dos bolinhos e ir ao forno!!!
Nós triplicamos esta receita...
Ai que cheirinho tão bom que andava lá na Escolinha...
E para levar os bolinhos o que fizemos? Decoramos umas saquinhas em pano cru...
Numas estampamos as nossas mãos e em outras utilizamos a técnica do stencil com uma esponjinha...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ser Criança...

Essa sinceridade de ver tudo como deveria ser...
Essa felicidade de ter alegria nos olhos...
Essa simplicidade de ser símbolo de amor...
De paz... De liberdade... De inocência... De pureza...
Essa realidade de viver num mundo perfeito...
Essa capacidade de inventar o faz-de-conta...
De viajar em fantasias...
De viver em contos de fadas...
De habitar jardins de alegria...
Esse dom de sorrir
Com risos enfeitiçados de magia...
Esse poder de nascer a cada dia...
Todos temos uma criança dentro de nós...
Eu tenho... E tu?
Vamos deixá-la despertar para a vida.
Libertar toda a beleza da simplicidade de sentimentos...
Vamos experimentar tudo de uma forma simples...
Em gestos... Em olhares... Em sorrisos...
Vamos brincar de celebrar a vida... A paz... O amor...
Vamos brincar de ser sinceros.
Vamos brincar de ser capazes de amar...
Vamos brincar de fazer amor...
Vamos brincar de olhar nos olhos...
Vamos brincar de se entregar...
Vamos brincar de ser feliz...
Vamos brincar de viver...
Vamos brincar de ser CRIANÇA...

(Autor Desconhecido)

Mais Prémios



É tão bom chegar e perceber que temos prémios à nossa espera... Desta vez recebi da Marta, do Cantinho da Macaquinha, a quem muito agradeço e retribuo! No entanto, peço desculpa por não seguir as regras... Não vou nomear blogs para o receberem, apenas os dedico a todos quantos têm a ajudado este blog a crescer, com mensagens de carinho e de felicitações que me motivam a continuar...
Muito Obrigada*

terça-feira, 3 de novembro de 2009

!? Bruxas !?

Dia das Bruxas...
Nós também quisemos assinalar esse dia...
Mas somos pequenitos, fizemos umas "buxas" pequeninas...
O molde da bruxa feito numa cartolina preta, uma pintura com lápis brancos e depois com um olho e ráfia na vassoura deram o toque final...
Nada de especial mas tudo feito por eles, porque assim é que é bonito!


Os nossos Mapas de Aniversário e de Recados...

A Sala das crianças dos 12 aos 24 meses chama-se Cenourinhas... E a do Berçário chama-se Moranguitos...
Deixo-vos agora com os respectivos Mapas de Aniversários:


Sala das Cenourinhas Em cada cenourinha está assinalado o aniversário de cada criança... Há medida que as crianças fazem anos, as cenouras levam uma dentada :)



Sala dos Moranguitos


Cada morango corresponde ao Aniversário de cada criança. Quando fazem anos os morangos vão para o carrinho... Ainda faltam as folhas do morangueiro...




E o Mapa de Recados comum às duas salas...


As nossas folhinhas de Outono


Aqui está uma actividade que fizemos para assinalar a chegada do Outono na nossa salinha...
A pintura é uma das actividades preferidas, então, com as cores que caracterizam esta estação do ano, as crianças deram asas à sua imaginação e pintaram, pintaram, pintaram...
Colocou-se um pouco de tinta castanha, verde, amarela e laranja nos moldes de folhas, deu-se um pincel e voilá... Nasceram belas obras de arte!!!
Agruparam-se as folhinhas e construiu-se um móbil para por na nossa janela!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Escarlatina


O que é a escarlatina?
A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. Os estreptococos são também agentes causadores de infecções da garganta (amigdalites) e da pele (impétigo, erisipela).

Qual é a idade mais habitual de aparecimento da escarlatina?
A escarlatina é uma doença que afecta principalmente crianças em idade escolar.

A escarlatina é uma doença contagiosa?
Sim. A transmissão da escarlatina faz-se de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou secreções infectadas, que podem provir de doentes ou de pessoas sãs que transportam a bactéria na garganta ou no nariz sem apresentarem sintomas (portadores sãos).
Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente ou um portador se manifesta a doença, se houver contágio?
O tempo que decorre entre o contacto com um indivíduo infectado e o aparecimento de sintomas (período de incubação) é em geral de dois a quatro dias, podendo, no entanto, variar de um a sete.
Quais são as manifestações da escarlatina?
A escarlatina é uma doença em que aparecem associadas uma infecção na garganta, febre e uma erupção típica na pele. O seu início é súbito com febre, mal estar, dores de garganta, por vezes vómitos, dor de barriga e prostração. A febre, elevada nos dois ou três primeiros dias, diminui progressivamente a partir daí, mas pode manter- se durante uma semana.A erupção da escarlatina aparece por volta do segundo dia de doença, com início no pescoço e no tronco, progredindo em direcção à face e membros. É constituída por pequenas manchas do tamanho de uma cabeça de alfinete, cor vermelho vivo e que são mais intensas na face, nas axilas e nas virilhas, poupando a região à volta da boca que se apresenta pálida, e as palmas das mãos e plantas dos pés.Estas alterações atingem também a língua, que se apresenta branca e saburrosa no início, ficando depois com aspecto de framboesa (língua em framboesa), devido ao aumento das papilas que adquirem um tom vermelho arroxeado nos bordos e na ponta da língua.

A escarlatina é uma doença benigna?
A escarlatina, como qualquer infecção estreptocóccica, cede facilmente ao tratamento e as complicações são raras, embora possam ser graves.


Fonte: