"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" (Exupery)
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
A nossa Árvore de Natal
A nossa Árvore de Natal foi decorada com anjos, cada anjo correspondia a uma criança: o corpo era a impressão do pé, as asas as impressões das mãos (tudo com a cor dourada) e a cabeça uma foto de cada criança em tons cinzentos com uma coroa feita de chenille dourado.
Junto à Árvore de Natal estava um pequeno cesto com pequenas mensagens natalícias que os pais ou outra pessoa podiam tirar e ler para as crianças.
As nossas decorações...
Árvores de Natal - decoradas com impressões dos dedos.
Pai Natal - pintura com caneta de feltro, colagem de algodão; pernas e braços feitos com atacador/cordel.
Renas - impressões palmares.
(este não era exactamente o resultado pretendido! bem sei que tem pernas a mais!)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal!!
A todos um Bom Natal, que seja um Bom Natal para todos vós!!!
Espero que tenham um óptimo Natal e que no sapatinho o Pai Natal deixe todos os vossos desejos concretizados!
E já agora, que o ano que se aproxima tenha como pior o melhor que 2010 vos proporcionou!
Muitos Beijinhos e Boas Festas***
domingo, 12 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Os Três Terríveis Porquinhos
"Recriação muito original da célebre história dos três porquinhos, este álbum narrativo, ideal para primeiros leitores, segue e desvia-se simultaneamente do conto tradicional, evidenciando uma construção ficcional muito divertida. Recolocando em cena os irmãos porquinhos e retomando a sua acção principal – a construção de uma casa –, este texto possui ainda um Lobo cujo comportamento se desvia em absoluto do modelo habitual. Neste renovado texto, e numa linha criativa, aliás, bastante recorrente na literatura infantil contemporânea, o Lobo deixa de ser o vilão para agir de forma simpática, solidária, atenciosa, enfim, muito humana, em relação aos porquinhos traquinas."
Um divertido livro que brinca com a tradicional história dos três porquinhos. Os três terriveis porquinhos são travessos e estão sempre a fazer asneiras. Cansada das suas constantes tropelias, a sua mãe decidiu enviá-los à sua própria sorte. Muito preguiçosos, os dois primeiros porquinhos construiram as suas casas, roubando palha e ramos. Por sua vez, o terceiro porquinho instalou-se sem autorização numa capoeira.
Autor: Pichon, Liz
Editora: Editora Educação Nacional
Eu acho este livro genial!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Digitinta
O nome da nossa sala é "Cenourinhas" mas ainda não tinhamos tido oportunidade de fazer umas para decorar o nosso espaço... Vai daí... fizemos digitinta (actividade que cativa imenso este grupo de pequenotes) cor de laranja e imprimimos numa folha para fazermos uma pequenitas cenouras...
A rama é feita de ráfia!
Magusto
Este ano foi assim...
Pintamos uma castanha com a cor castanha... Amarrotamos papel crepe (ainda não conseguimos fazer as bolinhas) e colámos...
Também fizemos umas mais pequeninas com digichocolate...
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
As nossas Saquinhas!
Ficaram bem simples, mas na minha opinião bem bonitinhas!
Primeiro as do Berçário: uma árvore em que a copa foi feita com as mãos dos bebés e depois com os dedos pusemos alguma cor, como se de folhas do Outono se tratassem...
Na Sala de 1 Ano: com a impressão palmar fizemos um ouriço e com os dedos umas bolotas e um trevo (símbolo da nossa escolinha).
A ideia do Ouriço foi inspirada numa saca que vi no blog dos Perlimpimpim!!!
Foi assim que assinalamos o Halloween...
Não demos grande destaque a este dia pois andamos mais aterefados com as saquinhas para o Dia do Bolinho, mas não deixamos de assinalar o Dia das Bruxas...
Com o nosso pé fizemos um fantasminha e com as nossas mãos as asas de um morcego...
Com um saco do lixo fizemos um "vestido" e pusemos uma faixa de tule verde à cintura... Fizemos umas pinturas faciais (teias e aranhiços) e levei um chapéu de bruxa que eu utilizava nos disfarces quando era pequena!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Já a pensar no Natal....
A todas as respostas que obtive um Muito Obrigada, em especial à Taninha que até uma música me enviou!!! Obrigada Taninha pela ajuda!!!
Pois é... Já ando a pensar nisso... Pois para nós já falta menos de um mês...
Pois é... Já ando a pensar nisso... Pois para nós já falta menos de um mês...
Já estou farta de pensar e não me ocorre nenhuma canção para o efeito que pretendo...
Pode ser que algum dos visitantes que por aqui passa conheça a canção ideal!
Eu queria uma música de natal para a nossa festinha, mas uma canção bem mexida e alegre...
já pensei no orelhinhas, na bebé lily... mas não me lembro de nenhuma que possam ter...
Queria fugir às tradicionais pois os meus pequenos têm energia para dar e vender e no palco vão querer libertar-se!
Alguém me pode iluminar?
Obrigada***
sábado, 23 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Uvas no Outono
Painel realizado por crianças com 1 ano e com 2 anos...
Pelos meus meninos e pelos da Ed. Carolina Silva.
Lindo!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
DigiChocolate
Já experimentaram?
É uma das actividades que mais atrai os meus pequenotes! Porque será? :)
Basta misturar chocolate em pó, farinha e um pouco de óleo...
As quantidades? Confesso que fiz a olho...
Cheirava tão bem...
Apetecia mesmo comer...
É uma das actividades que mais atrai os meus pequenotes! Porque será? :)
Basta misturar chocolate em pó, farinha e um pouco de óleo...
As quantidades? Confesso que fiz a olho...
Cheirava tão bem...
Apetecia mesmo comer...
terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Cara nova :)
Provavelmente devem ter reparado que ultimamente este blog tem andado a mudar de imagem constatemente... Mas acho que já encontrei a ideal!
Nova etapa, nova cara!
Espero que gostem pois eu acho que está bem colorido e apelativo!
Continuem a visitar-me e deixem os vossos comentários...
KISS**
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Brincar!
E porque este ano o meu Projecto Pedagógico será em torno da magia que é o Brincar, aqui fica uma pequena partilha...
O brincar na criança favorece o desenvolvimento de vários aspectos da personalidade mas, para tal, é necessário que o ambiente também facilite o brincar da criança. Desta forma, pais e educadores poderão contribuir de forma eficaz (Longuini):
• Ao disponibilizarem tempo para as brincadeiras;
• Estarem atentos à idade e às necessidades de cada criança para disporem de brinquedos adequados;
• Respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças;
• Enriquecer e valorizar as brincadeiras realizadas pelas crianças; Integrar-se como participante das brincadeiras, interessando-se por elas, serem autênticos;
• Colocarem-se ao nível da criança e reflectirem sobre as brincadeiras e sentimentos;
• Ajudar a resolver conflitos;
• Considerar as preferências de cada criança. Através das brincadeiras ela terá a oportunidade de expressar os seus interesses, necessidades e preferências. O papel do educador será o de propiciar-lhes novas oportunidades e novos materiais que enriqueçam as suas brincadeiras, porém, respeitando a vontade e a motivação da criança de forma a não forçá-la a realizar determinada brincadeira ou a participar;
• Não reforçar papéis sexistas e/ou outros valores do educador que limitem a expressão da criatividade e da personalidade;
• A brincadeira é centrada na criança, é ela a personagem principal, os pais e educadores acompanham-na nesta aventura.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Estomatite Aftosa
Esta é a nossa realidade agora....
Trata-se de uma doença viral, que dura cerca de uma semana.
Manifesta-se por febre alta, que se mantém, e por aftas muito dolorosas e incómodas na boca. Geralmente a criança perde o apetite e, consequentemente, algum peso.
• Deve oferecer líquidos frios e doces com frequência, evitando bebidas ácidas que causam ardor e dor;
• A alimentação deve basear-se em alimentos moles, líquidos, frios e doces como o leite, batidos ou iogurtes líquidos, gelatinas, pudins, papas,…
• É preferível insistir para beber do que para comer.
Se a criança começar a sangrar das gengivas ao fim de alguns dias, não se preocupe porque faz parte da evolução da doença, passando por si e sem qualquer medicamento.
O apetite e o peso perdidos com o aparecimento da doença reaparecerão quando esta passar.
É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...
É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...
domingo, 3 de outubro de 2010
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Arnidol
Agora que os pequenitos estão na fase da aquisição da marcha, o que envolve algumas quedas, este pequeno "curandeiro" é presença obrigatória na sala!
Ideal para nódoas negras e após pancadas, para crianças e para levar sempre consigo.
Os seus ingredientes, arnica e harpagofito, em combinação com a sua aplicação em forma de gel refrescante, proporcionam um edeito benéfico para a pele depois de uma agressão externa.
•Efeito refrescante
•Facilita a sua aplicação numa zona concreta de maneira cómoda, limpa e rápida.
•200 utilizações.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Cantinho de Emprego - Leiria
Admitem-se Educadores de Infância para trabalhar nas Actividades de Apoio à Família – Iniciação de Inglês, Expressão Musical, Exp. Plástica, Exp. Dramática e Act. Física e Desportiva - nos Jardins-de-infância no concelho do Bombarral. Horários de 10h /semana, todos os dias, das 16h às 17h45, um(a) educador(a) por Jardim.
Condições oferecidas:
- material pedagógico apelativo e estimulante para utilização nas aulas;
- 10€/ aula (45 min) + Reuniões pagas + Subsídio transporte para quem reside fora do concelho;
- contagem de tempo de serviço.
Condições necessárias:
- Licenciatura em Educação de Infânca;
- versatilidade nas várias áreas mencionadas;- Competências Sócio-Relacionais:
- viatura própria para deslocações (na maior parte das situações).
Enviar curriculum vitae e certificado de habilitações para os contactos abaixo:
Coord.ª Pedagógica: Liliana Ferreira
Tlm: 91 5333323 begin_of_the_skype_highlighting 91 5333323 end_of_the_skype_highlighting
E-mail: cmf_liliana@hotmail.com
Oferta publicada no http://www.net-empregos.com/
sábado, 18 de setembro de 2010
Multiculturalidade
A diversidade cultural é uma característica das sociedades contemporâneas. por isso o pensamento actual sobre a educação insiste na necessidade de preparar todos os
indivíduos para responder aos desafios da sociedade multicultural e garantir a todos as mesmas condições de acesso e sucesso, afim de construir uma sociedade caracterizada pela abertura e pela coesão, uma sociedade verdadeiramente intercultural.
Assim sendo, a educação de hoje deve ter em vista a plena inserção das crianças na sociedade como seres autónomos, livres e solidários. Para isso, há que promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças com base em experiências da vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania, e desenvolver uma educação intercultural fomentando a suo inserção em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel na sociedade.
A educação intercultural pode ser definida de diversas formas.
Fernand Ouellet ( 1991 ) considera que é uma formação que tem por objectivo promover a aceitação e a compreensão da diversidade cultural de forma a promover a interacção social. Nessa linha, (cit. Banks. 1994 ) considera que a educação intercultural obriga a um processo de reforma escolar global e educação básica para todos os estudantes, que rejeita qualquer forma de discriminação e afirma o pluralismo (étnico, racial. linguístico, religioso, económico e de género, entre outros ).
James Banks (1994) articula essas duas ideias considerando que é, simultaneamente uma ideia e um movimento de reforma educativatraduzindo-se num processo, cujo principal objectivo é a criação da igualdade de oportunidades para todas as crianças. Mas, para todos estes autores, é claro que a educação intercultural se destina a todos os alunos e todas as escolas independentemente das suas composições sociais e étnicas.
Em Portugal, o Secretariado Entreculturas é um organismo do Ministério da Educação, criado em 1991, a quem compete coordenar, incentivar e promover, no âmbito do sistema educativo, os programas e as acções que visem a educação para os valores da convivência, da tolerância, do diálogo e da solidariedade entre diferentes povos, etnias e culturas. Prevenir a xenofobia, o racismo, e a segregação cultural e étnica, dinamizar a dimensão intercultural da educação.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)