quarta-feira, 24 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Para o Papá fizemos...

Lindos Presentes!!
Ora vamos cá mostrar o resultado de tanto trabalho e dedicação...

Na sala de 1 ano fizemos para oferecer aos papás um calendário de mesa, um postal e um lindo embrulho. Mas pedimos à mamã ajuda para nos trazer uma foto nossa com o pai.

Calendário

Começamos por pintar com tintas uma base em cartão. Depois pintamos quadrados (9cm x 9cm) com 12 técnicas diferentes que foram:
1- Desenho com lápis de cera;
2- Desenho com canetas de feltro;
3- Desenho com lápis de carvão;
4- Desenho com giz;
5- Pintura com tinta;
6- Impressões digitais;
7- Carimbagem com tampas;
8- Pintura com purpurinas;
9- Pintura com anilina;
10- Pintura com carrinhos;
11- Carimbagem de bolhas de ar;
12- Pintura com cotonetes.

Postal e Embrulho


O postal foi feito com uma base de cartolina azul onde colámos pedacinhos de papel seda de várias cores e no fim passámos com cola branca para dar brilho e um pouco de glitter. Já o papel de embrulho foi em papel craft azul onde carimbamos estrelas e caras sorridentes.
No postal seguia o seguinte poema acompanhado por uma foto da criança com o pai:

Papá o que tenho para te dar
Não é nada de valor
Mas sei que vais gostar
Pois dou-te com muito amor.
É uma pequena surpresa
Com um bonito cartão
É tudo muito importante
Foi feito pela minha mão!
Embrulho tudo isto
Num papel lindo com um laço
E hoje dou-te a ti
Com um beijinho e um abraço!


Na sala de Berçário fizémos um íman e um postal.

Íman e Postal

O íman que fizemos foi o decalque da mão em massa DAS, que depois de moldada e seca foi pintada. Por fim escreveu-se o nome de cada criança com canetas de relevo e colocou-se o íman. No postal carimbou-se o pé da criança, para formar a palavra PAI.


No interior do postal seguia o seguinte poema acompanhado por uma foto da criança com o pai:

Papá
Com a mão e com o pé pintei
E a ti te quero dar
Este lindo presente
Será que vais gostar?
Como não tenho a certeza e pelo sim, pelo não
Ao presente vou juntar
Muitos Beijinhos e um xi coracão!


O embrulho foi muito simples, um pequeno saco de papel carimbou-se com tampas de caneta e atou-se com lã.



Como os papás não puderam deslocar-se à Escolinha para passar o dia com os seus filhotes foi mandada para casa uma folha com o título "SER PAI É..." onde cada um descreveu o que era para si ser pai... Coisas lindas e sentidas foram escritas que emocionavam bastante!



E assim se passou o Dia do Pai :) - 19 de Março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Vem aí a Páscoa...



Algumas ideias para postais...

O nosso Carnaval

Agora me lembro que não vos mostrei como nos mascarámos!!
Esqueci-me completamente!!!
Este ano, mascarámo-nos todos de leões!!!
Deixo-vos uma fotografia (de uma menina envergonhada) que mostra um pouco como estava feito o fato!
Na cara levamos uma bela pintura facial, no entanto, podem espreitar mais fotografias no blog da ESCOLINHA TREVO

quarta-feira, 10 de março de 2010

Amigos e visitantes

Estaremos ausentes até dia 19 de Março!
Andamos muito aterefados com o presente para o papá!!!

Até para a semana!

segunda-feira, 8 de março de 2010

A importância de Colorir


Colorir desenhos é uma actividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o acto de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão Pessoal
Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e correctas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia
O simples acto de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma actividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar
Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objecto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar
O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao acto de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras
Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar actividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.


A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.

sábado, 6 de março de 2010

Uma nova técnica de carimbar...

Imaginem um rolo de cozinha. Agora imaginem-no com algumas aplicações, em esponja, goma, feltro, cartão...
Ficamos com um rolo que pode ter um aspecto semelhante a este...


Colocamos tinta, barro ou outro material numa base e passá-se o rolo.
Depois passamos numa folha e...













Ficamos com uma nova técnica de carimbagem...

quinta-feira, 4 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010

A criança surda



A criança surda sofre de uma alteração grave numa das mais importantes condições da vida humana - a COMUNICAÇÃO.
Da mesma forma que a criança ouvinte adquire a língua oral também a criança surda aprende a língua gestual se a ela tiver acesso. O ensino da Língua Gestual Portuguesa, o mais precoce possível, possibilita a comunicação e o desenvolvimento global da criança surda, potencializando as suas capacidades cognitivas.
Mas de que serve a criança surda ter o domínio da LGP se a família, os amigos, os colegas da escola e os professores não aprenderem essa língua?

Por outro lado, sabemos que é muito mais difícil para um ouvinte adquirir competências em LGP do que para uma criança surda, mas é urgente que façamos algum esforço para a aprender!
Enquanto isso, deixo algumas RECOMENDAÇÕES para melhorar e simplificar a comunicação com a criança surda.

- Falar claramente, movimentando bem a boca e pronunciando bem cada palavra, mas sem exagerar.
- Falar em ritmo normal, salvo quando for solicitado a fazê-lo mais devagar.
- Falar com tom normal de voz, gritar não adianta.
- Como a criança surda não pode ouvir as mudanças subtis no tom de voz do seu interlocutor, indicando sarcasmo ou seriedade, ela fará a leitura das expressões faciais, dos gestos ou movimentos do corpo para entender o que quer comunicar-lhe.
- Manter o contacto visual, enquanto durar a conversação, pois o simples desviar do olhar pode dar a entender-lhe que a conversa já terminou.
RECOMENDAÇÕES mais específicas para professores:
- A criança surda necessita de apoio técnico específico.
- A sala de aulas deve ter uma boa iluminação.
- O educador deve evitar passear pela sala enquanto explica ou questiona as crianças em particular. Deverá falar de forma que o seu rosto seja bem percepcionado.
- O recurso diário a materiais didácticos (grafovisuais) construídos para o efeito ou adaptados é uma necessidade permanente.

 
Retirado daqui

segunda-feira, 1 de março de 2010

Jogo do Galo para o Papá

Aqui fica mais uma ideia para construir um presente para oferecer no Dia do Pai. Este Jogo do Galo foi feito pela minha colega Vera e pelos seus meninos no ano passado.

Ideia para Postal do Dia do Pai



Moldes