"Portfolio: um álbum do crescimento, da aprendizagem e do desenvolvimento"
(Parente, 2002)
(Parente, 2002)
"Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança."
(Grubb e Courtney, 1996)
"O portfolio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem: como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros."
(Grace, 1992)
(Grace, 1992)
“Compilação organizada e intencional de evidências que documentam o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança realizada ao longo do tempo.”
(McAfee e Leong, 1997)
(McAfee e Leong, 1997)
"Para ser considerado portfolio, o processo de colecção deve implicar as crianças a seleccionar as evidências e a reflectir sobre elas"
(Grubb e Courtney, 1996)
(Grubb e Courtney, 1996)
Olá, vi que postaste sobre o portfolio e estou numa de começar a elaborar um para cada criança... tens algumas luzes?
ResponderEliminarObrigada**
ola... neste momento ando em algumas formações a tentar perceber um pouco sobre como se organiza um portfolio com a educadora graça cardoso.
ResponderEliminarestou a aguardar o material da formação. depois posso disponibilizar, de qualquer forma se tiver alguma dúvida, talvez eu consiga ajudar...
Bjs***