É durante o sono que as crianças sonham e, fazendo-o, é como se recarregassem as pilhas do seu sistema nervoso.
Hora e meia a duas horas depois, acordam como novas, bem dispostas, prontas para o lanche para as actividades que se seguem até à hora de regressar a casa.
A sesta deve ser a regra em casa e na escola, embora naturalmente o período de sono vá regredindo. É a criança que o encurta espontâneamente e aos cinco anos já nem sequer quer dormir, até que com a entrada no ensino básico este hábito se perde.Mas até lá há que insistir.
O período de descanso vai ficando mais curto de forma natural. As necessidades variam de caso para caso. Por volta dos cinco anos é normal que a criança já não queira dormir. O hábito perde-se de forma definitiva quando os miúdos entram para o primeiro ano de escolaridade.
Criando na escola um ambiente propício ao descanso. Depois de almoço e de lavados os dentes, as crianças devem voltar calmamente à sala, ajudando a educadora a preparar o espaço para dormirem. As janelas devem ser ligeiramente cerradas, mas deixando entrar luz suficiente para que afugentar os medos próprios destas idades e para que as crianças distingam o sono diurno do sono nocturno.
Na hora de acordar, a educadora deve ir abrindo as janelas, falando baixinho com as crianças para as despertar, aliciando-as para as brincadeiras que se seguem.
Durante a sesta as crianças sonham e...crescem.