Revista Guia para Pais e Educadores de Infância
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" (Exupery)
sábado, 23 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Uvas no Outono
Painel realizado por crianças com 1 ano e com 2 anos...
Pelos meus meninos e pelos da Ed. Carolina Silva.
Lindo!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
DigiChocolate
Já experimentaram?
É uma das actividades que mais atrai os meus pequenotes! Porque será? :)
Basta misturar chocolate em pó, farinha e um pouco de óleo...
As quantidades? Confesso que fiz a olho...
Cheirava tão bem...
Apetecia mesmo comer...
É uma das actividades que mais atrai os meus pequenotes! Porque será? :)
Basta misturar chocolate em pó, farinha e um pouco de óleo...
As quantidades? Confesso que fiz a olho...
Cheirava tão bem...
Apetecia mesmo comer...
terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Cara nova :)
Provavelmente devem ter reparado que ultimamente este blog tem andado a mudar de imagem constatemente... Mas acho que já encontrei a ideal!
Nova etapa, nova cara!
Espero que gostem pois eu acho que está bem colorido e apelativo!
Continuem a visitar-me e deixem os vossos comentários...
KISS**
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Brincar!
E porque este ano o meu Projecto Pedagógico será em torno da magia que é o Brincar, aqui fica uma pequena partilha...
O brincar na criança favorece o desenvolvimento de vários aspectos da personalidade mas, para tal, é necessário que o ambiente também facilite o brincar da criança. Desta forma, pais e educadores poderão contribuir de forma eficaz (Longuini):
• Ao disponibilizarem tempo para as brincadeiras;
• Estarem atentos à idade e às necessidades de cada criança para disporem de brinquedos adequados;
• Respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças;
• Enriquecer e valorizar as brincadeiras realizadas pelas crianças; Integrar-se como participante das brincadeiras, interessando-se por elas, serem autênticos;
• Colocarem-se ao nível da criança e reflectirem sobre as brincadeiras e sentimentos;
• Ajudar a resolver conflitos;
• Considerar as preferências de cada criança. Através das brincadeiras ela terá a oportunidade de expressar os seus interesses, necessidades e preferências. O papel do educador será o de propiciar-lhes novas oportunidades e novos materiais que enriqueçam as suas brincadeiras, porém, respeitando a vontade e a motivação da criança de forma a não forçá-la a realizar determinada brincadeira ou a participar;
• Não reforçar papéis sexistas e/ou outros valores do educador que limitem a expressão da criatividade e da personalidade;
• A brincadeira é centrada na criança, é ela a personagem principal, os pais e educadores acompanham-na nesta aventura.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Estomatite Aftosa
Esta é a nossa realidade agora....
Trata-se de uma doença viral, que dura cerca de uma semana.
Manifesta-se por febre alta, que se mantém, e por aftas muito dolorosas e incómodas na boca. Geralmente a criança perde o apetite e, consequentemente, algum peso.
• Deve oferecer líquidos frios e doces com frequência, evitando bebidas ácidas que causam ardor e dor;
• A alimentação deve basear-se em alimentos moles, líquidos, frios e doces como o leite, batidos ou iogurtes líquidos, gelatinas, pudins, papas,…
• É preferível insistir para beber do que para comer.
Se a criança começar a sangrar das gengivas ao fim de alguns dias, não se preocupe porque faz parte da evolução da doença, passando por si e sem qualquer medicamento.
O apetite e o peso perdidos com o aparecimento da doença reaparecerão quando esta passar.
É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...
É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...