Reco-Reco
Materiais:
Uma garrafa de água de 5 litros, uma cana, canetas de plástico que já não escrevam e uma rolha ou a própria tampa da garrafa
Execução:
Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida (se sujares as mãos nesta operação, podes utilizar um algodão embebido em lixívia para as limpar). Com a cola de contacto (se não sabes utilizar esta cola, não te esqueças de ler as instruções do fabricante) faz a junção das canetas às reentrâncias do garrafão de água. Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (não te esqueças de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirás o som do teu Reco-Reco. No entanto se rachares a cana numa das extremidades o som é mais claro e forte. Se colares a cana à rolha ou à tampa do garrafão é uma sugestão que te dou para a cana ficar arrumada quando não utilizas o teu Reco-Reco.
Genebres
Materiais:
2,4 m de tubo plástico, 30 cm de cana seca, 2 m de cordel, canetas de feltro velhas.
Execução:
Começa por cortar o tubo plástico (tipo PVC) em vários bocados, onde o maior tenha, por exemplo, cerca de 30 cm. Depois vai reduzindo o tamanho em cerca de 2cm. Corta 10 tubos. Se utilizares estas medidas, gastas cerca de 2,10 metros de tubo, mais o desgaste da serra. Assim o maior terá 30cm e o mais pequeno 12cm. O Genebres tem duas pegas: uma de pescoço (este instrumento toca-se pendurado ao pescoço) e outra de mão, destinada a esticar o Genebres. Do tubo restante, corta as duas pegas com cerca de 10cm cada. Agora, utilizando um berbequim (cuidado se for eléctrico) começas por furar o tubo mais pequeno. Estes furos destinam-se a passar a corda que os vai unir. Para que os tubos não fiquem juntos uns aos outros, tens de utilizar um separador. Corta bocadinhos de caneta de feltro com cerca de 1cm cada. Não te esqueças de tirar o feltro da caneta. Finalmente para montares o teu Genebres, basta enfiares o cordel pelos tubos, colocando um separador de cada lado, entre cada um deles.
Como Tocar:
Pendura uma das pegas ao pescoço. Com uma das mãos pega na outra e estica-o ao longo do corpo. Com o auxílio da cana, toca-o como se fosse um reque-reque.
Cítara
Materiais:
Caixa de sapatos de cartão forte, 2 ripas de pinho (30 x 3 x 1 cm), 8 camarões, 3 ripas de pinho (30 x 1 x 1 cm), 8 parafusos de 2 cm de comprimento, 60 cm de arame e fio de nylon de 1mm e 0,5 mm (2 metros de cada -pode ser fio de pesca).
Execução:
Faz um orifício redondo na tampa da caixa de sapatos (a boca ou abertura musical). Reforça a parte debaixo da caixa de cartão, com as ripas maiores. Podes colá-las ou pregá-las. Estas servem de reforço aos furos que vais fazer para aplicares os parafusos e camarões. Para aumentar a resistência da estrutura cola a tampa à parte de baixo. Fazes agora 8 furos equidistantes nos topos da caixa de cartão, que devem furar também a madeira. Neles enroscas, dum lado os parafusos e do outro os camarões. Na parte superior da Cítara, o tampo nos cordofones, tens de colocar dois apoios de cordas e um cavalete móvel, que fica no meio destes. Os pontos de apoio de uma corda devem ser finos e duros. Por esse facto, deves colocar sobre estes, um arame. A técnica é simples: com um serrote, fazes um rasgo ao correr da madeira, que serve de sulco para que o arame não se desloque. Finalmente vais colocar as cordas de nylon. As mais grossas, para as notas mais graves e as mais finas para as outras. O cavalete do meio deve ter uma inclinação de cerca de 60 graus e ficar o mais próximo possível dos carrilhões (os camarões). Deves afinar a tua Cítara, comparando as notas com as de outro instrumento, como um Orgão Electrónico ou uma Flauta de Bisel.
Como tocar:
As cordas na Cítara são beliscadas com uma palheta, igual à das violas eléctricas. A palheta, normalmente, é um pequeno triângulo de plástico. Procura no teu livro de música, modinhas simples, que tenham a extensão de uma oitava. Não te esquecendo de tocar todos os dias. Os grandes músicos, quando começaram, precisaram de trabalhar muito, para conseguirem a precisão desejada. Trabalha e vencerás.
Maracas
Materiais:
Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferência, não serres o cabo da vassoura lá de casa).
Execução:
Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cúbicos. Atravessas a mesma com um pedaço de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (não coloques muitas) e com uma rodela de cartão, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a saída da lata de modo a que as pedrinhas não saiam. Podes utilizar, vários cartões colados, para dares uma maior resistência e evitares a saída das pedrinhas quando estiveres a tocar.
Retirado Daqui
da pra fazer um batedor de boquete de garrafa?
ResponderEliminarExcelente os instrumentos e as dicas de como fazer. Farei parte de um projeto que trabalhará com a música,na reabilitação social e cultural de um povo,com certeza estas informações são incontáveis e pontuais na ajuda,obrigado e parabéns pela iniciativa!!!
ResponderEliminarvocés são mesmo tó-zés e acho isso muito fixe
ResponderEliminarvcs são bwe fixe
ResponderEliminarMuito engraçados ...
ResponderEliminarBah...
=D
Adorei a ideia do genebra
ResponderEliminarInês Silva
muito bem boa criatividade meus comprimentos parabens
ResponderEliminarXD FIXE
ResponderEliminarGosto imenso. estou num curso profissional de técnica de apoio à infância e vou necessitar destas coisas, vão me ser muito úteis $:
ResponderEliminarmuito legau :D
ResponderEliminarQUE LINDO MANDA PARA MIM SOU PROFESSORA DE MUSICA VOU COMECAR UM PROJETO NOVO ISTO AIA SERIA OTIMO.
ResponderEliminarEU gostei mais do maracas!!! fico muito grata pra quem teve a ideia
ResponderEliminarobrigadosssssssssssssssssssss...
EliminarGiríssimo, mesmo.
ResponderEliminarEu também já fiz o reco-reco mas foi na minha escola mas fiz com uma garrafa e não com um garrafão mas não deixa de estar engraçado:)
ResponderEliminareu ammmmmmmmmei tudo isso...
ResponderEliminaresses intrumentos são muito deconhecidos.
Eliminarmas outros eu conheço
censsacional esses instrumentos são muito legais
Eliminarsao faceis
ResponderEliminarlegal...
ResponderEliminarsão muitos instrumentos legais...
ResponderEliminare mesmo eu também adorei!
Eliminarmuito legal,mas como se faz um saxofone?
ResponderEliminarsao faceis, mas so alguns
ResponderEliminarAmei o chocalho!
ResponderEliminarAmei o chocalho!
ResponderEliminareu adorei pq eu tenho que fazer um trabalho e agora vai ficar mais fácil!
ResponderEliminaracho o reco-reco muito original e super facil de se fazer!
ResponderEliminarobrigada pela dica!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meu irmão tem 3 anos e já mostra um grande interesse pela musica,ela adora bateria, aí juntamos diversas panelas para ele batucar. Eu não sabia que se podia criar tantas variações de instrumentos musicais com esse objetos tão comuns. O Reco-Reco eu adorei e o Bruninho mais ainda.
ResponderEliminarFantástico, estou a iniciar um projeto de trabalho com crianças com necessidades educativas especiais e as ideias aqui partilhadas vão ao encontro das necessidades dessas mesmas crianças. Abraços de Portugal
ResponderEliminardimais vou fazer
ResponderEliminar