1. Em primeiro lugar será necessário construir um quadro e uma peneira: são necessárias duas molduras de madeira com as dimensões do papel que se pretende. Para fazer a peneira, a uma dessas molduras é agrafada uma rede.
2. Cortam-se papéis em pedacinhos. Colocam-se os papéis num alguidar e cobrem-se com água. (Poderá ser usada água fria, morna ou bastante quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais rápido será o processo de amolecimento do papel).
3. Explique às crianças que na escola é apenas possível reciclar papel e cartão não muito grosso (por exemplo, o cartão que envolve as embalagens de iogurtes), mas que nas fábricas de papel, onde há máquinas e produtos especiais e são usadas técnicas diferentes, são recicladas também as fibras das embalagens de cartão mais grosso.
4. Se necessário, poderá ser usado um triturador para desfazer totalmente o papel.
5. Pode adicionar-se cola de madeira (branca) para tornar o papel mais resistente, no entanto esta operação é opcional.
6. Numa tina com água deitam-se duas conchas desta pasta. Mistura-se bem com uma espátula.
7. Mergulham-se dentro da tina, em simultâneo e na horizontal, o quadro e a peneira sobrepostos um contra o outro, funcionando como um só objecto (atenção que o quadro deve ficar por cima da rede, de modo a delimitar as margens da folha).
8. Retiram-se cuidadosamente da tina o quadro e a peneira (sempre em simultâneo e na horizontal). Entretanto, a água vai escorrendo, ficando apenas a pasta de papel sobre a rede.
9. Retira-se então o quadro e coloca-se um pano absorvente por cima da folha.
10. Vira-se a rede ao contrário, de modo a que o pano fique por baixo. Com outro pano retira-se o excesso de água por cima da rede.
11. À medida que a folha fica mais seca e se descola, retira-se a rede com toda a atenção.
12. A folha fica a secar sobre o pano. Se for necessário que seque mais depressa, pode pôr-se um pano por cima e passar sobre ele o ferro de engomar.
Ideias para decorar o papel reciclado:
• Quando se coloca a pasta na tina com água (passo 6), podem adicionar-se alguns elementos decorativos que passam a fazer parte da folha de papel. Algumas ideias: incorporar pétalas de flores secas, folhas de árvore, palhinhas, fios de lã, aparas de lápis de cor e de cera, pedaços de embalagens coloridas cortadas com as mais diversas formas (estrelas, triângulos, corações, etc.).
• Podem também misturar-se na massa corantes alimentares. Neste caso, aconselhamos a utilização de uma moldura/ peneira para cada cor, assim como panos separados para que não haja passagem de cores de umas folhas para as outras.
• A partir de tecidos e materiais de texturas diferentes (redes, malhas, cestos de verga, bordados, etc.) é possível dar textura às folhas recicladas. Para isso, coloque estes elementos sobre a pasta ainda molhada (passo 11) para que a textura marque a folha de papel.
olááá
ResponderEliminarencontrei o teu site no fórum Educar e adorei tudo por cá, parabéns.
Beijos grandes e desejos de uma boa semana
AMEI A IDEIA E TODAS AS DICAS!!!
ResponderEliminarVim te visitar e dizer que fiz um presente pra você!!!
Passa no meu cantinho pra pegar.
Vou ficar esperando seu recado....bjs e tudo de bom!!!!
quero parabenizar pelo excelente trabalho.
ResponderEliminarGostei muito das ideias :D é uma ótima atividade
ResponderEliminarParabéns!
interessante
ResponderEliminarbom trabalho :)
ResponderEliminarVim cá parar por acaso e gostei muito do blogue! Parabéns!
ResponderEliminar