domingo, 19 de abril de 2009

Jogo das Sete vidas (stop)

Este jogo deve ser realizado num espaço amplo e plano. É necessária uma bola pequena, que se agarre facilmente e que não seja muito dura, para não magoar as crianças.
Atribui-se um numero a cada criança. Se jogarem dez, por exemplo, as crianças são numeradas de um a dez. Todas as crianças estão juntas no centro do terreno e uma delas começa o jogo atirando a bola ao ar, ao mesmo tempo que chama um número, por exemplo, o número seis. Todas fogem excepto a criança cujo número é o seis, que se aproxima do local de queda da bola e tenta apanhá-la o mais rapidamente possível.
Ao apanhar a bola, no ar ou depois desta bater no solo, grita “Stop” ou “Nem mais um passo”. Todas as outras crianças têm que parar imediatamente de correr. Então, a criança que apanhou a bola olha à sua volta, escolhe a que esteja mais próxima e aproxima-se dela, dando até um máximo de três passos.
Tenta então acertar na criança de quem mais se aproximou, atirando-lhe a bola. Se acertar, esta “perde uma vida”, das sete que todas as crianças têm. A que apanhou com a bola e perdeu uma vida aproxima-se então do centro do terreno, tal como as outras, e atira a bola ao ar, chamando um número e recomeçando o jogo. Se a bola não lhe acertar, não perde vida nenhuma mas recomeça igualmente com o jogo, atirando a bola ao ar.
Cada vez que uma criança perde as sete vidas, é eliminada, vencendo aquela que for a última a perdê-las.


Nota: Existe outra variante: a criança só pode tentar acertar na outra se apanhar a bola no ar, ao ser chamada. Se a deixar cair, perde o direito a tentar acertar em alguém e tem de atirar a bola ao ar, recomeçando o jogo.

Prendinhas para a Mamã






terça-feira, 14 de abril de 2009

As Reuniões de Pais

-Cabe ao educador definir objectivos de trabalho, os quais devem ser explicados aos pais de forma clara e simples num clima de cooperação;
-O educador não deve falar de uma criança em particular em situação de grande grupo, nem permitir que os pais o façam;
-O educador deve aproveitar para explicar o que se faz no Jardim de Infância;
-Cabe ao educador criar um ambiente seguro para os pais se sentirem à vontade para exporem as suas dúvidas;
-O melhor espaço para realizar as reuniões é a sala das crianças;
-O educador pode sentar os pais na manta (ideal) ou em cadeiras, mas de forma a que todos se vejam; ou pode deixar que estes se sentem onde quiserem, de forma a sentirem-se mais seguros;
-O educador deve aproveitar para expor os desenhos das crianças, chamando a atenção dos pais para eles.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Postal Dia da Mãe




Dia da Mãe (ideias para postais)

Ainda não sei como será o Postal para o Dia da Mãe... Não tenho nenhuma ideia definida :(
Deixo aqui alguns modelos que encontrei na Internet...





quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Educador de Infância e a Família

A participação dos pais/família na escola/jardim-de-infância terá que ser entendida como direito e como condição de cidadania [1]

O educador é um dos principais elementos que pode desenvolver a relação escola – família, devendo ver a família como um parceiro activo na educação como realça Isabel Correia a nós educadores compete-nos deixar que essa família leve a cabo a sua função. Nós somos como uns contemplativos da família. [2] Os educadores de infância encaram o relacionamento com as famílias como algo integrante das suas tarefas profissionais.
A construção de uma relação sólida no início da experiência de Jardim de Infância implica que o educador conheça as experiências, a cultura, os valores e crenças educacionais da família.
O educador pode desenvolver determinadas estratégias, de modo a fortalecer a ligação com a família, tais como: realizar reuniões com os pais para lhes explicar as actividades planeadas e focar a oportunidades de aprendizagem que podem ser desenvolvidas em casa; promover encontros individuais com os pais; apostar no convite para passeios e excursões e para a participação nas exposições de trabalhos das crianças; realizar peças de teatro ou dramatizações com a colaboração dos pais; e por fim, reforçar a ideia de colaboração.
Deste modo, os pais, reconhecidos nas suas funções, sentem-se disponíveis para oferecer as suas competências, o seu tempo é para expressar as suas preocupações, as suas alegrias, as suas expectativas. Redescobrem-se num novo papel sentindo-se apreciados, agradecidos, integrados, solicitados para novas formas de intervir na educação dos filhos. [3]

[1] HOMEM, Maria Luísa (2000), “Das fragilidades e ambiguidades da relação com os pais na educação pré-escolar”, Infância e Educação: Investigação e Práticas, Nº1, p.63.
[2] Idem p.28
[3] MOREIRA, Ana, “Jardim de Infância/Família, Interacção precisa-se!”, Cadernos de Educação de Infância, 1999, Nº51, Associação de Profissionais de Educação de Infância, p.33.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Os meus pezinhos...

Uma canção que ajuda a chamar o silêncio...

Os meus pezinhos são de lã, são de lã...
Os meus pezinhos são de lã sim senhor.
Os meus pezinhos são de lã, são de lã...
E eu na sala não corro não senhor.
Eu na sala vou falar muito baixinho,
Para os meninos poderem trabalhar.
Eu na sala vou falar muito baixinho,
E no recreio eu já posso gritar...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Papel Maché



Esta técnica consiste em cobrir objectos e moldes das mais diversas formas com tiras de papel molhadas em cola. Poderão utilizar-se como moldes, balões (para fazer máscaras); estruturas de rede e arame (para fazer, por exemplo, animais ou figuras humanas); e esta poderá também ser uma boa forma de reutilizar embalagens já usadas (para fazer, por exemplo, recipientes para guardar material), dando-lhes um acabamento com mais expressão e cor.

1. Escolhe-se o molde a utilizar (por exemplo ,uma embalagem - de leite, de detergentes da roupa, etc.);
2. Rasgam-se tiras papel de jornal, as quais passam, uma a uma, por uma mistura de água com cola de madeira, que se colocou num prato fundo;
3. Cobre-se o molde com várias tiras que se vão sobrepondo na horizontal e na vertical até o molde estar bem coberto.;
4. Quando a cobertura já tiver alguma consistência, pincela-se com a mistura de água e cola que sobrou;
5. Deixa-se secar e dá-se uma camada de tinta branca (opcional);
6. Pinta-se e, se ao objectivo for dar um toque de brilho, pincela-se com um pouco de verniz.

Nota: os moldes indicados permitem criar uma estrutura de base. No entanto, se quiser obter formas que saem fora desta estrutura (uma asa para um recipiente, um nariz para uma máscara), recorte um cartão dando-lhe a forma desejada e prenda-o com arame ou fita adesiva ao molde de base. Depois é só cobrir bem com as tiras de papel.

Caixinha para a Páscoa

Encontrei num blog há algum tempo (não me recordo qual) esta caixinha que achei muito engraçada...
Fui à procura do molde e aqui está ele...


Acho esta caixa muito gira... Penso que aqui a técnica utilizada foi a carimbagem com esponja, mas muitas outras podem ser usadas, como a técnica do sopro ou das bolhas de sabão...

Caça ao Ovo

Antes de irmos para as férias da Páscoa, fizemos uma caça ao ovo no nosso jardim...
Esconderam-se ovos de chocolate pelo exterior do Jardim de Infância e depois de todos ouvirem bem as regras, fomos à descoberta...


Quando as crianças encontravam um ovo vinham todas satisfeitas mostrar a dizer "Encontre, encontrei!"


Foi muito divertido e aconselho todos a fazer!!

Ovos


Reutilizar cascas de ovos...
Foi o que fizemos...
O nosso almoço foi ovos mexidos, e o que fazer com tantas cascas? Afinal somos tantos meninos...
Pintámos e pendurámos pela sala :)
Durante a nossa pintura, partimos algumas, mas ficamos ainda com bastantes para por a nossa sala bem colorida :)



Autismo

O Autismo é:

- um problema neurológico ou cerebral que se caracteriza por um decréscimo da comunicação e das interacções sociais;

- uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e exibe indiferença relativamente a outros indivíduos ou a acontecimentos exteriores a ele mesmo. (New Lexicon Webster's Encyclopedic Dictionary - 1991);

-uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações em "competências físicas, sociais e de linguagem". (Sociedade Americana de Autismo);

-uma deficiência mental específica que afecta qualitativamente as interacções sociais recíprocas, a comunicação não-verbal e a verbal, a actividade imaginativa e se expressa através de um repertório restrito de actividades e de interesses.(Frith, U. 1989);

Desde a década de 40 até aos anos 60, de modo geral, acreditava-se que um indivíduo autista tinha o desejo consciente de não participar em qualquer interacção social. Actualmente, porém, sabe-se que tal isolamento não resulta de qualquer desejo ou vontade consciente e ocorre, pelo contrário, na sequência de alterações neurológicas e bioquímicas que têm lugar no cérebro.
Ainda são desconhecidas as causas para o Autismos.

Nem todos os autistas apresentam as várias características a seguir apresentadas. No entanto, as que se seguem são consideradas características típicas do autismo.

Características:

-dificuldades quanto ao relacionamento com pessoas, objectos ou eventos;
- incapacidade de estabelecer interacções sociais com outras crianças;
- incapacidade de ter consciência dos outros;
- contacto visual difícil sendo normalmente evitado;
- incapacidade para receber afectividade;
- intolerância a contactos físicos;
- dependência de rotinas e resistência à mudança;
- comportamentos compulsivos;
- comportamentos que produzem danos físicos próprios, como bater persistentemente com a cabeça;
- acessos de raiva, muitas vezes sem razão aparente;
- competências comunicativas verbais e não-verbais severamente afectadas;
- incapacidade para comunicar com gestos ou palavras,
- vocalizações não relacionadas com a fala;
- repetição de palavras proferidas por outros (ecolalia),
- hiper ou hipossensibilidade a vários estímulos sensoriais.

O nosso Postal para a Páscoa


O nosso Porta-Amêndoas para a Páscoa

Pintamos um rolo de cartão através da impressão com esponja e depois pintámos e decoramos o molde de um coelho a gosto...











Para dar o toque final, colámos uns olhinhos e um pompom para fazer o rabito...
As amêndoas foram aconchegadas em papel celofane e postas dentro do rolo...
Este é o exemplo do Porta-Amêndoas que fizemos para levarmos as nossas amêndoas...



Workshops, Acções de Formação em Abril

Workshop Origamis
Preço- 40€ e inclui: livro de instruções, certificado, material e prenda.



Workshop Biscuit
Preço: 50€ inclui: certificado e massa biscuit.






A Janela Redonda está neste momento a promover um workshop com os seguintes objectivos:

- Perceber o Autismo e a Síndrome de Asperger no desenvolvimento da criança;

- Conhecer as características da criança autista e da criança com Síndrome de Asperger;

- Proporcionar momentos de dinâmica e de reflexão no grupo sobre estas perturbações;

- Abordar de forma geral o programa Teach;- Dar a conhecer estratégias educativas de intervenção.



O workshop terá lugar no dia 18 de Abril de 2009, na Escola Superior de Educação de Leiria, das 14h às 19h.


Para mais informações, enviar e-mail para: janela.redonda@gmail.com

A "nossa" Rainha das Cores



E que tal inventarmos uma história a partir das ilustrações de um livro?
Foi isso mesmo que fizemos :)

Levei a história "Rainha das Cores" de Jutta Bauer para mostrar aos meus pequenos... Mas eles pensavam que eu a ia contar, hihi, enganaram-se, porque nesse dia eu não sabia ler... tiveram que ser eles a contar a história :)
Este é um livro um pouco diferente dos outros... As ilustrações parecem ser feitas a lápis de carvão e depois aparecem as cores primárias, numa pintura que parece de criança...
Sabem o que eles disseram?
"O livro está todo riscado!"


Então aqui vos deixo com a história deles e o respectivo registo :)




A RAINHA DAS CORES
Era uma vez uma rainha que vivia num castelo e chamava-se Rainha das Cores, que vivia há muitos anos num castelo. Depois ela fez uma magia "Abracadabra pé de cabra magia azul".
A Rainha está a tentar derreter o gelo. Um furacão de fogo veio atacar a Rainha e o castelo e tem a boca porque vai morrer! Depois um furacão de fogo transformou-se numa bola e depois num cavalinho. O cavalinho foi rápido porque a Rainha está quase a cair e a Rainha está toda encharcada!
O sol veio e ficou a descansar e consertou o cabelo.
Ela não é uma Rainha porque os reis é que têm o cabelo no ar!
A Rainha está-se a bronzear.
A Rainha gritou e uma bomba fez uma bola, uma explosão!
Ficou tudo às cores porque é o País das Cores.
A Rainha está zangada e triste. A Rainha tirou muitas bolinhas na praia e começou a escurecer. A lua parece uma bola saltitona. Ficou tudo azul e a Rainha adormeceu!
Vitória, vitória, acabou-se esta história...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Efemérides de Abril

2 - Dia Internacional do Livro Infantil
7 - Dia Mundial da Saúde
10 - Sexta-Feira Santa
12 - Páscoa
18 - Dia Mundial dos Monumentos e Sítios
22- Dia Mundial da Terra
23 - Dia Mundial do Escutismo & Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
25 - Dia Nacional da Liberdade
29 - Dia Mundial da Dança