quinta-feira, 2 de abril de 2009

Autismo

O Autismo é:

- um problema neurológico ou cerebral que se caracteriza por um decréscimo da comunicação e das interacções sociais;

- uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e exibe indiferença relativamente a outros indivíduos ou a acontecimentos exteriores a ele mesmo. (New Lexicon Webster's Encyclopedic Dictionary - 1991);

-uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações em "competências físicas, sociais e de linguagem". (Sociedade Americana de Autismo);

-uma deficiência mental específica que afecta qualitativamente as interacções sociais recíprocas, a comunicação não-verbal e a verbal, a actividade imaginativa e se expressa através de um repertório restrito de actividades e de interesses.(Frith, U. 1989);

Desde a década de 40 até aos anos 60, de modo geral, acreditava-se que um indivíduo autista tinha o desejo consciente de não participar em qualquer interacção social. Actualmente, porém, sabe-se que tal isolamento não resulta de qualquer desejo ou vontade consciente e ocorre, pelo contrário, na sequência de alterações neurológicas e bioquímicas que têm lugar no cérebro.
Ainda são desconhecidas as causas para o Autismos.

Nem todos os autistas apresentam as várias características a seguir apresentadas. No entanto, as que se seguem são consideradas características típicas do autismo.

Características:

-dificuldades quanto ao relacionamento com pessoas, objectos ou eventos;
- incapacidade de estabelecer interacções sociais com outras crianças;
- incapacidade de ter consciência dos outros;
- contacto visual difícil sendo normalmente evitado;
- incapacidade para receber afectividade;
- intolerância a contactos físicos;
- dependência de rotinas e resistência à mudança;
- comportamentos compulsivos;
- comportamentos que produzem danos físicos próprios, como bater persistentemente com a cabeça;
- acessos de raiva, muitas vezes sem razão aparente;
- competências comunicativas verbais e não-verbais severamente afectadas;
- incapacidade para comunicar com gestos ou palavras,
- vocalizações não relacionadas com a fala;
- repetição de palavras proferidas por outros (ecolalia),
- hiper ou hipossensibilidade a vários estímulos sensoriais.

1 comentário:

  1. Acho muito importante que educadores busquem conhecer todas as alterações (quer de ordem genetica,emocional, etc) que possam estar presentes em sua sala- de- aula, assim poderão se capacitar para lidar de modo imparcial com cada aluno e suas necessidades especiais.Parabéns!

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