quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Documentário Être et Avoir


Quero partilhar convosco este documentário que a mim me sensibilizou muito e que considero ser muito construtivo para todos os profissionais de Educação! As relações que se estabelecem entre as crianças e o professor são, na minha opinião, o mais fascinante!
Deixo aqui uma pequena interpretação minha sobre este documentário que se realizou numa pequena aldeia de França, a aldeia de Auvergne e reflecte o ambiente escolar que aí se vive. O professor, o Monsieur Lopez acompanha numa mesma sala crianças com idades muito diferentes, desde o pré-escolar até ao ensino básico. Ensina os grupos de crianças consoante a sua faixa etária em lições separadas, certificando-se sempre de que entendem as tarefas que lhes são pedidas.
Na minha opinião, este documentário é de uma magnificência no que respeita à forma como o professor se relaciona com as crianças e à maneira como as procura envolver nas tarefas cativando-as e motivando-as. O professor procura ir de encontro às necessidades, capacidades, características e interesses de cada criança, tratando cada uma com atenção, compreensão, sensibilidade e respeitando o seu espaço. É curioso que quando alguma criança tem alguma dúvida e pergunta ao professor, este responde-lhe com outra pergunta, fazendo-a descobrir as respostas e sobretudo, compreender a resposta a que se chega.
Importa, ainda, evidenciar o tipo de relações que são construídas dentro desta sala pois é notória a forma como se podem fortificar laços afectivos entre as pessoas, neste caso, mais particularmente entre as crianças e o professor.
Lopez procura sempre estratégias para que os seus alunos superem as dificuldades e a troca de ideias em grande grupo sobre os trabalhos das crianças, havendo uma reflexão, auto-avaliação e hetero-avaliação.
Com este documentário podemos observar ainda, a forma como o professor enfrenta as dificuldades que surgem no dia-a-dia e como resolve os conflitos que surgem entre as crianças. Retrata, também, o modo como prepara as aulas (tanto a nível de actividades como de materiais) tendo em conta as capacidades e necessidades de cada criança. O professor procura criar e desenvolver a autonomia de cada criança, propondo-lhes trabalhos onde têm que tomar decisões e revelar iniciativa. E claro, conversa com cada uma, ouvindo-as com tempo e com interesse, dando-lhes conselhos.
Em suma, para mim, este documentário é muito importante no que respeita às relações que se estabelecem entre crianças, entre estas e os adultos e a organização do ambiente educativo que facilita estas relações.
Aqui deixo algumas imagens deste comentário...

1 comentário:

  1. Amo, e gostava de o poder comprar em dvd, mas parece impossível...

    ResponderEliminar