segunda-feira, 18 de agosto de 2008

As Tartarugas

Durante o meu mini estágio numa sala de creche com crianças de dois anos, estas tiveram a oportunidade de ver o número de elementos que constituía a sala aumentar, pois uma mãe levou para a sala uma pequena tartaruga.
Assim, eu e a minha colega pensámos em três actividades que poderíamos fazer, tendo as tartarugas como “tema” principal!
Apresento-vos agora o que fizemos…
Primeiro levámos e mostrámos às crianças duas tartarugas reais e que eram relativamente maiores à que existia na sala… Foi muito engraçado assistir às suas inúmeras reacções. Os mais curiosos quiseram logo mexer, tocar e agarrar enquanto que os mais tímidos se encolhiam com algum receio. Falámos um pouquito sobre as tartarugas onde ficámos todos a saber o que comem estes bichinhos, depois cada criança teve oportunidade de tocar nas tartarugas… Afinal todas as crianças têm a necessidade de explorar o que lhes é desconhecido!
Depois, bem lavadinhas as mãos, passámos para um pequeno jogo de regras onde aprendemos o que não se pode fazer às tartarugas, como dar doces, pôr lixo no aquário, pisar, entre outras coisas… Aqui está o quadro que ficou na sala para as crianças se lembrarem…
Este quadro tinha X vermelhos e quadrados azuis… os X era para o que não se podia fazer, enquanto que os quadrados eram para o que estava correcto… (tivemos o cuidado de fazer regras suficientes para que todas as crianças pudessem jogar.
Aqui, fiquei bastante surpreendida porque crianças tão pequeninas (a maioria) conseguiram, no fim do jogo falar sobre as regras.
De seguida, cada crianças pode pintar uma tartaruga numa folha A4… A intenção inicial era pintar apenas com a ponta dos dedos, fazer a impressão, mas muitas gostaram de mergulhar a mão no prato com tinta e misturar as cores no seu papel, algo que revelou a criatividade de muitas e efeitos muito originais.
Por fim, a última actividade que pensámos, foi a realização de uma tartaruga!!!
Previamente preparámos a casca de uma noz, com uma argola para fazer de carapaça das tartarugas que as crianças iam construir, depois, com massa de modelar, as crianças fizeram o resto do corpo. Como o dia já estava no fim, não houve oportunidade para as pintar!
Foi um dia, para mim, extremamente enriquecedor, pois apesar de serem tão pequeninas, as crianças com dois anos revelaram-se mais inteligentes e capazes do que inicialmente eu pensava! Aliás, durante todo o meu estágio, estas crianças enchiam-me o coração e é com imensas saudades que as recordo e penso muitas vezes: “Tempo volta para trás”

Sem comentários:

Enviar um comentário