segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estomatite Aftosa

Esta é a nossa realidade agora....

Trata-se de uma doença viral, que dura cerca de uma semana.
Manifesta-se por febre alta, que se mantém, e por aftas muito dolorosas e incómodas na boca. Geralmente a criança perde o apetite e, consequentemente, algum peso.

• Deve oferecer líquidos frios e doces com frequência, evitando bebidas ácidas que causam ardor e dor;
• A alimentação deve basear-se em alimentos moles, líquidos, frios e doces como o leite, batidos ou iogurtes líquidos, gelatinas, pudins, papas,…
• É preferível insistir para beber do que para comer.

Se a criança começar a sangrar das gengivas ao fim de alguns dias, não se preocupe porque faz parte da evolução da doença, passando por si e sem qualquer medicamento.
O apetite e o peso perdidos com o aparecimento da doença reaparecerão quando esta passar.

É contagioso e não dispensa a consulta de um médico que habitualmente receita umas gotas para aliviar as dores...


20 comentários:

  1. esta semana passada, também tivi um aluno com esta virose, o que fazer para evitar, pode ser transmitida?

    ResponderEliminar
  2. esta semana também tivi um aluno com esta virose, o que fazer para avitar, é trasmissível?

    ResponderEliminar
  3. Ai,fiquei morrendo de dó desta criança.Já tive muita afta e sei como dói,mas nós,adultos,sabemos nos virar.Agora eles,coitadinhos.Que pena.Temos que ter muita paciência,amor e carinho nestes dias,pois eles ficam nervosos,com certeza tem fome,mas não conseguem comer.Sentem dor.Precisamos cuidar e além dos cuidados em casa,não deixar de procurar um médico.Vou deixar aqui um link que pode ajudá-los nestes dias difíceis.

    http://bit.ly/cJ0ZII

    ResponderEliminar
  4. Meu netinho Daniel esta com estomatite a 4 dias,levei ele em 3 pediatras e os tres madaram ele tomar Amoxilina 250 de 8\8 hs Ele estáainda com febre alta sem comer nada e se queixa de muita dor na barriga. O que será realmente isso?

    ResponderEliminar
  5. coitadinhos dos meninos..metem do , nao comem , nao bebem. so choram choram com dores. Deus nao é justo , se nao nao davam as crianças peqeninas , mas sim a adultos.

    ResponderEliminar
  6. o eu filho está desde o domingo passado com estomatite aftosa já tomou antbiótico, está a lavar a boca com betadine bocal e faz mycostatin, ele já não tem febre mas ainda tem a boca muito inflamada e com aftas...

    ResponderEliminar
  7. Omeu filho está com uma estomatite desde o dia 12, ainda não vi melhoras, a boca cheia de aftas, a febre que não desaparece e cida nem vê-la.

    ResponderEliminar
  8. Coitadinhos dos bebés...

    ResponderEliminar
  9. GENTE QUALQUER CRIANÇA QUE TEM ISSO,A MINHA FILHA TAMBEM TEVE E HORIVEL,NAO PASSA COM ANTIBIOTICO E SO MYCOSTATIN E ISSO DEMORA UNS DIAS MAS E O MELHOR QUE HA NAO DESEJO ISSO A NINGUEM MENOS AS CRIANÇAS,POR ISSO SE TIVER O SEU FILHO DA-LE ISSO FALO POR EXPERIENCIA PROPRIA ESPERO TER AJUDADO

    ResponderEliminar
  10. e triste ver um filha/o passar por isso,pois começa por ferbes bem altas e incertas recorremos logo ao hospital e nada,passam-se os dias e a criança sofre e nos po acrescimo tambem,pois so quando arrebentam a boca e que dizem que a astomatite aftosa,para alem de perda de peso,mau estar,falta de abetite,febres altas faz com que a efcçao deite um mau cheiro que nem as crianças se sentem bem com elas proprias,falo de esperiencia propria,deem bastante agua se as crianças parem de comer vao a uma fermacia e pessam soro com sabor a banana ou morango,que ajuda alimentar,qualquer duvida liguem para ajuda 24,costumao ajudar bastante.ate nos ficamos doentes de ver os nossos filhotes nesse estado,mas como dizem no texto que lemos antes dentro de uma semana passa. atençao quer tanhao um filho ou mais tudo o que essa criança utilizar mais ninguem pode utilizar pois e contaguiante.

    ResponderEliminar
  11. O meu filhote tem 21meses já fui com ele hospital e medica de familia e horivel ja sao
    8dias sem dormir e a peso ele eu e muito doloroso chora muito tem dores e nem sabémos o que fazer. todo o cuidado e pouco este virus parece que anda a atacar com forca. o pior de tudo e as melhoras que sao devagar. e muito dificil uma mae ver um filho assim um para um pai tambem mas e muito complicado...

    ResponderEliminar
  12. Tive estomatite com 16 anos, e foi horrivel, as febre é o menos, porque as dores na boca são realmente insuportaveis, e qualquer coisa que tocasse nas aftas ardia, durante dois dias só consegui beber água, coitadas das criancinhas, muita paciencia para os pais porque as criancinhas vão necessitar realmente de muita atenção.

    ResponderEliminar
  13. meu filho ficou com febre e saiu essas aftas na boca,nas mãos,nos pés e no bumbum também.O levei ao médico e ele disse que é estomatite.

    ResponderEliminar
  14. meu filho ta sofrendo muito,começou a 4 dias com febre,dor de cabeça e fazendo ancia de vomito ao mamar.levei ele no medico e ele receitou amoxicilina,disse q era garganta inflamada.dois dias depois começou a aparecer aftas,a gengiva enchada,e hoje acordou com a gengiva sensivel sangrando atoa.estou desesperada ele nao qr comer nem beber nada.e doloroso ver meu filho assim.nao consigo nem dar remedio direito porq ele chora.tomara q passe logo,ele e um bebezinho tem apenas 1 ano e 1 mes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena o meu tb tem 1,1 e começou nessa sexta a ficar sem apetite e manhoso ...no sábado recusou comida e até água ...só aceitou um pouco de leite ...no domingo continuou sem comer ..ligamos ao pediatra no sábado e ela já estava prevendo esta estomatite...mas só no domingo conseguimos ver as aftas pois ele nao deixava pegar na boca ...eh muito sofrido , felizmente apesar de nao estar comendo nada ao nao iogurte no domingo bem a noite ...qdo baixa a febre ele brinca muito ...depois vai ficando molinho
      choroso e aí tome febre de novo! Que horror

      Eliminar
  15. ola boa noite.o meu filho tem 2 anos e desde dumingo k lhe apareseu estomatite aftosa.koitadinho ta a passar mal.n kome nada ta rabujento leva a noite a jemer.ja tou a dar em doida de ver a kriança a sufrer asim.

    ResponderEliminar
  16. minha filha tem 3 anos é está com aftosa,já usei todos os tipos de remédios que me recomedaram,mas já faz 3 dias e ainda não melhorou,gostaria de saber se quando desce para a garganta e muito perigoso?

    ResponderEliminar
  17. minha filha tem 04 anos e está a 04 dias sem comer nada,a febre já passou, está sendo medicada e nada...nem deixa a gente encostar na boca, mal fala e está bem triste...é muito triste!!!

    ResponderEliminar