quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Síndrome de Morte Súbita



Com especial incidência nos primeiros seis meses de vida, ainda que possa manifestar-se até ao ano de idade, a Síndroma de Morte Súbita do Lactente tem ainda causas desconhecidas.
Por esta razão a maioria dos pais não hesita em deitar o bebé de barriga para cima na altura de dormir. Mas a partir do terceiro mês e quando estão acordados, os bebés devem ser colocados de barriga para baixo.
Desde 1992, ano em que foi difundida a campanha ‘back to sleep’, que os casos da Síndrome da Morte Súbita diminuíram significativamente. Os pais passaram a ser informados da importância de deitar os bebés de barriga para cima de forma a reduzir as mortes inexplicáveis de crianças aparentemente saudáveis no primeiro ano de vida. Gonçalo Costa (osteopata pediátrico) explica:

A morte súbita é uma síndrome, ou seja, não há apenas uma explicação para acontecer. O deitar de barriga para baixo pode levar à asfixia do bebé nos lençóis, em brinquedos que tenha na cama ou até no próprio vómito.

De acordo coma osteopata pediátrica Vanessa Faria Lopes:

A partir do terceiro mês de vida e quando acordados, os bebés devem ser colocados de barriga para baixo, sempre de forma vigiada e por curtos períodos de tempo. Esta posição faz com que os bebés comecem a sustentar a cabeça, exercitando os músculos posteriores do pescoço, costas e membros superiores, resultando no fortalecimento da musculatura e na promoção da coordenação dos movimentos e desenvolvimento motor do bebé.

Graças a este exercício continuado, à medida que vai crescendo, a criança vai adquirindo muito mais força e coordenação nos músculos da parte superior do corpo.
Gonçalo Costa recorda que:

No primeiro trimestre os bebés não devem estar muito tempo de barriga para baixo, mas podem passar por essa posição enquanto estão ao colo dos pais porque a cabeça representa uma estrutura corporal muito pesada considerando a potência e resistência dos músculos abdominais, dorsais e cervicais. Assim sendo, o bebé não tem capacidade de manter a cabeça estável durante muito tempo em posições que sejam muito exigentes do ponto de vista muscular.
Desde que feita em segurança, na devida idade e durante o tempo útil, esta posição ajuda a criança a estruturar a musculatura que vai desde as nádegas – muito importantes para a estabilidade em pé e para a marcha – passando pelos músculos para-vertebrais extensores da coluna, até aos extensores cervicais.


Informação retirada DAQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário