sexta-feira, 4 de junho de 2010

As Mordidelas


O primeiro contacto da criança com o mundo é através da via oral. A criança leva à boca tudo o que encontra, para morder.
As crianças pequenas geralmente mordem para conhecer. Para elas, tudo o que as cerca é objecto de interesse e alvo de curiosidade, inclusive as sensações. O conceito de dor, por exemplo, é algo que vai sendo construído a partir das suas vivências pessoais e principalmente sociais, e não é algo dado á priori.
As mordidelas ocorrem com frequência na creche, e são muitas vezes um problema difícil de contornar em crianças de um a três anos. O facto de as crianças morderem, nem sempre significa que são agressivas! Uma criança pode morder outra como uma forma de exploração ou pelo simples prazer de observar a reacção de susto da outra. Pode também usá-la, como uma forma de comunicar. Sem saber expressar-se verbalmente, algumas crianças no momento da disputa de brinquedos ou objectos mostram-se explosivas e arranham, empurram ou mordem. Outras choram, atiram-se ao chão ou puxam cabelos, tudo para demonstrar que estão descontentes com alguma situação.
Os pais das crianças com este tipo de comportamento, devem evitar fingir morder como forma de brincadeira ou expressão de carinho. Os filhos imitam a brincadeira, porque é agradável, com os amigos da creche. Porém, eles não sabem fingir a mordidela e magoam.
Cabe ao educador, planear acções e estratégias no sentido de fazer com que as criança reflictam na sua atitude e sobre a questão de morder, para que com o passar do tempo a criança encontre alternativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário