quarta-feira, 7 de abril de 2010

Uma história na Páscoa

No último ano de Estágio, na altura da Páscoa, eu e os pequenotes dramatizamos uma pequena história com uns fantoches em colher de pau feitos por mim...
É uma história pequena que pode ser adaptada e melhorada, mas como o objectivo era eles utilizarem os fantoches para contar a história à sua maneira e de improvisarem, não fazia sentido (na minha opinião) estar com demasiados pormenores...

A Velha, a Galinha e os Ovos da Páscoa

Numa pequena aldeia, havia uma casa, muito pequena. Nessa casa morava uma velhinha que tinha uma galinha e um coelho. A galinha morava num ninho debaixo das escadas da casa da velha e casa do coelhinho era o jardim, aí, podia correr e saltar à vontade. A galinha era a mais bonita do mundo, porque tinha as penas todas coloridas e todos os dias punha muitos ovos e quando o fazia cacarejava muito alto. A velhinha vinha logo a correr e ficava sempre muito feliz, pois, assim, podia utilizá-los para o seu jantar e para fazer bolos deliciosos. O coelhinho era pequenino, branco, de olhos vermelhos e com umas orelhas muito grandes.
A Páscoa estava quase a chegar e a velha, como todos os dias, foi buscar os ovos da galinha e teve uma grande surpresa. Encontrou um ovo enorme e todo colorido, verde, vermelho, amarelo, azul, cor-de-laranja, tinha tantas cores… Com muito cuidado pegou nele e levou-o para a cozinha e começou a pensar o que iria fazer com ele.
Era tão bonito que não o podia comer nem utilizar para fazer um bolo. Então o que poderia fazer? Então o coelhinho teve uma ideia:
- E se desses esse ovo a um menino ou a uma menina?
A velhinha começou a pensar e lembrou-se que a Páscoa estava quase a chegar e, de certeza, que a criança que o recebesse ia ficar muito feliz. Então disse ao coelhinho:
- É uma boa ideia. Mas a quem e que eu o vou dar? Eu conheço tantos meninos e tantas meninas que iam gostar de receber este ovo.
A galinha estava escondida a ouvir a conversa e ficou muito feliz com esta ideia, todos os meninos da aldeia iriam receber na Páscoa ovos seus.
A partir desse dia, a galinha começou a por ovos enormes e muito coloridos. Todos os dias a velha e o coelhinho iam ao ninho da galinha buscar os ovos.
No dia de Páscoa, a velhinha e o coelhinho foram dar os ovos às crianças da aldeia e todas adoraram os ovos da galinha.


A história foi retirada da Internet há cerca de um ano...

Sem comentários:

Enviar um comentário