sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Palhacinho de Carnaval em 3D

Aqui fica mais uma ideia para o carnaval, desta feita, foi a Mara e a Marisa que fizeram no estagio com os seus meninos....
Acho-o simplesmente fantástico!!!



Material utilizado:
*Pasta de papel,
*Rolos de cartão
*Cartolina;
*Lã;
*Papel Autocolante;
*Garrafas de Plástico.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Índios

Falar do Brasil com os meninos pequeninos não é fácil… No entanto, a minha amiga Ana partilhou comigo os índios que fez com os meninos dela. Acho que estão o máximo e deixo-vos aqui algumas fotos…


Os materiais necessários foram:
* Rolos de cartão;
* Barro;
* Penas;
* Ráfia;
* Cartolina para os braços;
* Alfinetes de cabeça para os olhos;
Nota: o Rolo foi pintado com o próprio barro…

Além destes índios também fizeram dedoches :)

Os Palhacinhos do Carnaval

Os meninos da minha amiga Ana realizaram estes palhacinhos com balões, fita adesiva, serpentinas, fitas de embrulho, entre outros… Acho que é uma ideia muito gira!!!
Uma ideia para decorar a sala no Carnaval!!!


E estes palhacinhos que as crianças pintaram e decoraram com papel crepe…

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Educação Experiencial



O Modelo Experiencial é centrado e na criança uma vez que o educador a vê como um ser que realmente tem sentimentos, tem realmente uma cultura e um background . Além disso o adulto, através da observação, apreende o vivido da criança, uma vez que tem de estar atento às características específicas das crianças, aos seus interesses e às características do meio físico e social em que esta se insere e que são determinantes para a prática educativa.


O educador tem que praticar uma educação para todos, ou seja, tem que saber chegar a todas as crianças respeitando as suas diferenças e promover o seu desenvolvimento em todas as áreas.

O objectivo deste Modelo é a emancipação da criança, ou seja, o seu desenvolvimento global, tendo o educador que se centrar em três princípios fundamentais: enriquecimento do meio, iniciativa da criança e diálogo experiencial que vão desencadear processos de desenvolvimento e de libertação emocional.

As nossas máscaras


Cada criança fez a sua com os materiais que quis... Ficaram muito giras...
Depois até houve desfile :)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A sopa verde


Um pequeno porquinho vai ao médico que lhe receita, como forma de recuperar força e energias, uma sopa. Ao chegar a casa o porquinho vê uma sopa verde na panela e diz que não a come. Então exige estranhas e coloridas sopas alternativas, feitas de ingredientes originais, como é o caso das laranjas, dos morangos ou do chocolate. Nada feito! As sopas realizadas pelo pai de acordo com as exigências do filho revelam-se todas intragáveis. Cansado de tantas tentativas, o pai acaba por fazer uma tradicional sopa de legumes, verde como é habitual, o que se revelará, de acordo com a imagem final do livro, a solução para todos os problemas.
Contei a história aos meus meninos utilizando uma laranja, um morango, um chocolate e uma colher... Eles ADORARAM a história!! Passaram a semana inteira a lê-la vezes sem conta...
É em verso e tem refrão, o que chama a atenção das crianças...
Até fizemos a nossa sopinha verde...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Acções de Formação

Sábado Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (Núcleo Regional Benedira/Leiria)
Data: 28.Fevereiro.09
" À Descoberta da Matemática no pré-escolar"
Formadoras: Elisabete Nunes, Elisabete Pedro, Jesus Carrasqueira, Rita Gomes
Horário: 10h às 13h
Local: Escola Superior de Educação de Leiria
Preço: Entrada Livre
Data: 21.Fevereiro.09

Data: 21.Fevereiro.09

“A Construção do Projecto Pedagógico da Sala na Creche e do Projecto Curricular no Jardim de Infância”
Formadora: Mestre Teresa de Matos
Destinatários: Educadores, Estagiários
Horário: 9h às 13h
Local: Lendas e Calendas
Preço: 12€

Ideias para o Dia dos Namorados....









História para o Dia dos Namorados...

Vou contar esta história aos meus meninos...
Acho que é uma história muito bonita... vamos ver se eles gostam :)
Aqui fica uma pequena sinopse e slides do livro...

Sinopse:
O Sapo sentia-se esquisito, não sabendo se estava triste ou contente, com vontade de rir e chorar ao mesmo tempo e com uma coisa dentro de si que fazia tum-tum. Assim, foi ter com a Lebre que lhe disse que estava apaixonado.
O Sapo ficou muito contente porque descobriu que estava apaixonado pela Patinha Branca. Como não tinha coragem de lhe contar, ia enviando alguns presentes como desenhos e flores.
Para mostrar à Patinha que gostava dela tentou bater o recorde do mundo de salto em altura, mas acabou por se magoar. A Patinha que soube do que tinha acontecido tratou dele com toda a ternura e disse-lhe que ele deveria ter mais cuidado porque ela gostava muito dele, o que fez com que o Sapo lhe contasse que também gostava muito dela. Desde então estão juntos e felizes.

Velthiuijs, Max (1997). O sapo apaixonado. Coleccção Livros do Arco irís. Editorial Caminho: Lisboa.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais um...


Muito Obrigado à Ligiane do http://www.normalaoextremo.blogspot.com/ por este selinho*
Muitos Beijinhos**

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

:) :)

Estavamos a inventar uma história em conjunto que às tantas já tinha uma princesa com o nome de uma criança da sala...
Entretanto:

E: E a princesa morreu...

Uma criança começa a chorar...

Eu: O que foi?

C: Ela disse que eu morreu....

Eu: Não foste tu, foi a princesa...

C: Mas eu sou uma princesa...

Que vontade súbita de rir....

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Obrigado

Recebi este selo da Taninha.
Muito obrigada pelo teu carinho e simpatia.
"Este selo representa os blogs que amam algo e/ou alguém verdadeiramente (a sua maneira). Acreditamos que se todos espalhassem um pouquinho desse amor, o mundo seria bem melhor... Seja amor ao parceiro, à família, ao desconhecido, à profissão, aos animais, à natureza, aos amigos, ao mundo em que vivemos. Dizem que quando encontramos uma joaninha, temos sorte!Que esta "joaninha" nos presenteie com muita sorte!!!!"
Eis as regras desta campanha:
- Linkar a pessoa que te deu o selo e deixar um comentário no blog dessa pessoa.
- Escolher cinco blogs de amigos para espalhar o amor.Deixar um comentário no blog do amigo avisando que ele foi escolhido para espalhar amor....

Este selo vai para:
http://ideiasdataninha.blogspot.com/
http://magia-de-educar.blogspot.com/
http://ritiiiiinha.blogspot.com/
http://ondeequeacabaoarco-iris.blogspot.com/
http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com/



E à Ritiiiinha do Blog o Baú da Ritiiiinha, por mais este prémio....


Muitíssimo obrigado!!!
Bjs***

Origem do Carnaval


O Carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Quinquagésima à chamada terça-feira gorda.

Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.
O termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.

Ideias de Máscaras para o Carnaval

Para fazer estas máscaras, pode vir aqui tanto a cores como a preto e branco...



Aqui estão mais umas ideias para máscaras de animais...















Mais algumas ideias...




Projecto Curricular de Grupo/Turma


Tenho andado um pouquinho ausente do blog, pois tenho andado a preparar o Projecto Curricular de Grupo/Turma do meu grupo de meninos e isto têm-me levado muito tempo e dores de cabeça...

A base deste projecto é a Circular 17 que define Projecto Curricular de Grupo/Turma como o "documento que define as estratégias de concretização e de desenvolvimento das orientações curriculares para a educação pré-escolar, e do Projecto Curricular de Estabelecimento/Escola, visando adequá-lo ao contexto de cada grupo/turma" e até nos fornece algumas directrizes para a sua estrutura...

O Projecto Curricular de Turma tem como finalidade a organização das actividades ao longo do ano e serve de referência ao trabalho a desenvolver pelo educador na sala, tendo em atenção a necessidade da integração, com sentido, de todas as aprendizagens.
Desta forma, tem como objectivos principais:
* Centrar a acção educativa na aprendizagem das crianças;
* Promover a coordenação do processo de ensino (a inter-relação e interacção entre os vários saberes deve constituir uma preocupação, de modo a que as aprendizagens se integrem num todo com sentido;
* Adequar as estratégias de ensino/aprendizagem às características das crianças, explorando as suas motivações, interesses e capacidades.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Formas Geométricas

No estágio do ano passado, falamos de 3 formas geométricas, o círculo, o triângulo e o quadrado.
Então, adaptamos a história da quadradinha, para estas três formas geométricas e as crianças fizeram um teatrinho de sombras chinesas (estas sombras foram feitas com cartolina preta, palhinhas e sacos de plástico de várias cores a substituir o papel celofane, que fica mais económico)...
Aqui fica a história e algumas fotos...

Era uma vez uma Quadradinha, era bonita, simpática e muito quadradinha.
Certo dia, a Quadradinha pensou em casar e começou logo, a procurar um noivo.
Primeiro, apareceu o fortalhaço do Triângulo. Estava convencido de que era o tipo ideal para a Quadradinha, mas ela não quis. E ele foi-se embora, muito triste.
A seguir, foi o Círculo. Era gordinho e muito tímido. A Quadradinha teve muita pena dele, quando também lhe disse que não o queria.
E lá apareceu o... Quadrado! Era bonito, simpático... E muito Quadrado! O ideal para alguém, como a Quadradinha.
Casaram logo no dia seguinte...
Tiveram muitos filhos quadrados e quadradinhos e...foram felizes para sempre!





Depois, aprendemos a canção das formas geométricas (neste caso não cantamos a parte do rectângulo...)


Eu sou o quadrado
bonito demais
tenho quatro lados
são todos iguais.
Eu sou o rectângulo
cresci mais de um lado
p'ra fazer inveja
ao senhor quadrado
Eu sou o triângulo
tenho três biquinhos
p'ra fazer chapéus
para os palhacinhos.
Eu sou o círculo
sou igual à lua
sou o mais bonito
lá da minha rua.

Efemérides de Fevereiro

Pois é... o mês de Fevereiro já chegou... e este é o meu mês :)
Então aqui ficam os dias especiais que este mês pequenino nos traz:

11- Dia Mundial do Doente;
14- Dia dos Namorados (S. Valentim);
15- Meu Aniversário :)
21- Dia Internacional da Língua Materna;
24- Carnaval.