domingo, 1 de fevereiro de 2009

Formas Geométricas

No estágio do ano passado, falamos de 3 formas geométricas, o círculo, o triângulo e o quadrado.
Então, adaptamos a história da quadradinha, para estas três formas geométricas e as crianças fizeram um teatrinho de sombras chinesas (estas sombras foram feitas com cartolina preta, palhinhas e sacos de plástico de várias cores a substituir o papel celofane, que fica mais económico)...
Aqui fica a história e algumas fotos...

Era uma vez uma Quadradinha, era bonita, simpática e muito quadradinha.
Certo dia, a Quadradinha pensou em casar e começou logo, a procurar um noivo.
Primeiro, apareceu o fortalhaço do Triângulo. Estava convencido de que era o tipo ideal para a Quadradinha, mas ela não quis. E ele foi-se embora, muito triste.
A seguir, foi o Círculo. Era gordinho e muito tímido. A Quadradinha teve muita pena dele, quando também lhe disse que não o queria.
E lá apareceu o... Quadrado! Era bonito, simpático... E muito Quadrado! O ideal para alguém, como a Quadradinha.
Casaram logo no dia seguinte...
Tiveram muitos filhos quadrados e quadradinhos e...foram felizes para sempre!





Depois, aprendemos a canção das formas geométricas (neste caso não cantamos a parte do rectângulo...)


Eu sou o quadrado
bonito demais
tenho quatro lados
são todos iguais.
Eu sou o rectângulo
cresci mais de um lado
p'ra fazer inveja
ao senhor quadrado
Eu sou o triângulo
tenho três biquinhos
p'ra fazer chapéus
para os palhacinhos.
Eu sou o círculo
sou igual à lua
sou o mais bonito
lá da minha rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário