terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bronquiolites


A bronquiolite , uma infecção viral aguda que afecta os bronquíolos, ocorre em epidemias anuais entre Outubro e Abril, sobretudo em crianças abaixo dos 2 anos.

O que é a bronquiolite ?
A bronquiolite é uma infecção viral aguda que afecta sobretudo os bronquíolos (vias aéreas que conduzem o ar entre os brônquios e os alvéolos). Em quase 80% dos casos é causada pelo vírus respiratório sincicial .

Quais as suas causas?
A infecção pelo vírus provoca inflamação da mucosa que reveste as vias aéreas, sobretudo nos «pequenos tubos» que são os bronquíolos. Como há edema e congestão, o calibre dos bronquíolos é reduzido dificultando a passagem do ar para os alvéolos onde se dão as trocas gasosas.
Surge então dificuldade respiratória que é mais intensa quando a criança esvazia o ar do pulmão na expiração, ouvindo-se nessa altura pieira («apito» audível com a saída do ar do pulmão).

Quais os sintomas?
Normalmente a bronquiolite inicia-se como uma vulgar constipação, com obstrução e corrimento nasal, surgindo tosse seca e febre geralmente baixa. Ao longo de 1-2 dias a situação agrava-se: a tosse é mais intensa, ouve-se pieira e a criança tem dificuldade respiratória de grau variável (mete para dentro os espaços entre as costelas e a barriga por baixo das costelas, abre as asas do nariz e a respiração torna-se muito rápida).
É comum que com o agravamento da dificuldade respiratória ao longo dos primeiros dias, a criança coma menos que o habitual e possa vomitar. A partir do 4º dia começa a haver uma melhoria progressiva, a tosse passa a ser produtiva com farfalheira e a respiração torna-se mais lenta desaparecendo a pieira e a partir do 8º-10º dia a criança está praticamente normal, apenas com tosse esporádica.
Muitas vezes a bronquiolite é ligeira e todos estes sintomas são pouco marcados, sendo a evolução mais rápida e favorável. Algumas crianças mais afectadas têm sintomas mais importantes que podem exigir internamento hospitalar (20% dos casos).

Como se desenvolve a infecção?
A bronquiolite ocorre em epidemias anuais entre Outubro e Abril, sobretudo em crianças abaixo dos 2 anos. É uma infecção comum, que afecta cerca de 10% das crianças durante o 1º ano de vida. A transmissão é fácil pelo contacto directo com secreções contaminadas o que pode ocorrer através do beijo, tosse, espirro ou tocando em objectos contaminados.
A lavagem das mãos antes de lidar com os bebés é uma das medidas mais importantes para diminuir o contágio. Quando uma criança é infectada é previsível que 45% dos familiares que vivem com ela sejam afectados; nas creches e infantários a transmissão pode atingir 98% das crianças.
Todos os infectados pelo vírus têm sintomas, mas enquanto que as crianças abaixo dos 2 anos têm bronquiolite , nas crianças mais velhas e nos adultos a doença surge como uma banal constipação.
Os doentes eliminam o vírus durante pelo menos 6-10 dias e, portanto, são contagiosos ao longo deste período. Na maior parte dos casos a bronquiolite cura sem deixar problemas importantes, se bem que não seja raro que a criança possa repetir um ou outro episódio análogo ao longo de 1-2 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário