quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Educador de Infância e a Família

A participação dos pais/família na escola/jardim-de-infância terá que ser entendida como direito e como condição de cidadania [1]

O educador é um dos principais elementos que pode desenvolver a relação escola – família, devendo ver a família como um parceiro activo na educação como realça Isabel Correia a nós educadores compete-nos deixar que essa família leve a cabo a sua função. Nós somos como uns contemplativos da família. [2] Os educadores de infância encaram o relacionamento com as famílias como algo integrante das suas tarefas profissionais.
A construção de uma relação sólida no início da experiência de Jardim de Infância implica que o educador conheça as experiências, a cultura, os valores e crenças educacionais da família.
O educador pode desenvolver determinadas estratégias, de modo a fortalecer a ligação com a família, tais como: realizar reuniões com os pais para lhes explicar as actividades planeadas e focar a oportunidades de aprendizagem que podem ser desenvolvidas em casa; promover encontros individuais com os pais; apostar no convite para passeios e excursões e para a participação nas exposições de trabalhos das crianças; realizar peças de teatro ou dramatizações com a colaboração dos pais; e por fim, reforçar a ideia de colaboração.
Deste modo, os pais, reconhecidos nas suas funções, sentem-se disponíveis para oferecer as suas competências, o seu tempo é para expressar as suas preocupações, as suas alegrias, as suas expectativas. Redescobrem-se num novo papel sentindo-se apreciados, agradecidos, integrados, solicitados para novas formas de intervir na educação dos filhos. [3]

[1] HOMEM, Maria Luísa (2000), “Das fragilidades e ambiguidades da relação com os pais na educação pré-escolar”, Infância e Educação: Investigação e Práticas, Nº1, p.63.
[2] Idem p.28
[3] MOREIRA, Ana, “Jardim de Infância/Família, Interacção precisa-se!”, Cadernos de Educação de Infância, 1999, Nº51, Associação de Profissionais de Educação de Infância, p.33.

2 comentários:

  1. Olá !!
    Passei p avisar q tem um presentinho p vc lá no meu blog
    mil bjs

    ResponderEliminar
  2. Trabalhar COM os pais é gratificante para todos: para os educadores, para os pais e, principalmente, para as crianças!

    Parabéns pelo blog e força na recta final do curso. Até à próxima

    ResponderEliminar