sexta-feira, 6 de março de 2009

Como fazer Pasta de Papel



1. Em primeiro lugar será necessário construir um quadro e uma peneira: são necessárias duas molduras de madeira com as dimensões do papel que se pretende. Para fazer a peneira, a uma dessas molduras é agrafada uma rede.

2. Cortam-se papéis em pedacinhos. Colocam-se os papéis num alguidar e cobrem-se com água. (Poderá ser usada água fria, morna ou bastante quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais rápido será o processo de amolecimento do papel).

3. Explique às crianças que na escola é apenas possível reciclar papel e cartão não muito grosso (por exemplo, o cartão que envolve as embalagens de iogurtes), mas que nas fábricas de papel, onde há máquinas e produtos especiais e são usadas técnicas diferentes, são recicladas também as fibras das embalagens de cartão mais grosso.

4. Se necessário, poderá ser usado um triturador para desfazer totalmente o papel.

5. Pode adicionar-se cola de madeira (branca) para tornar o papel mais resistente, no entanto esta operação é opcional.

6. Numa tina com água deitam-se duas conchas desta pasta. Mistura-se bem com uma espátula.

7. Mergulham-se dentro da tina, em simultâneo e na horizontal, o quadro e a peneira sobrepostos um contra o outro, funcionando como um só objecto (atenção que o quadro deve ficar por cima da rede, de modo a delimitar as margens da folha).

8. Retiram-se cuidadosamente da tina o quadro e a peneira (sempre em simultâneo e na horizontal). Entretanto, a água vai escorrendo, ficando apenas a pasta de papel sobre a rede.

9. Retira-se então o quadro e coloca-se um pano absorvente por cima da folha.


10. Vira-se a rede ao contrário, de modo a que o pano fique por baixo. Com outro pano retira-se o excesso de água por cima da rede.

11. À medida que a folha fica mais seca e se descola, retira-se a rede com toda a atenção.

12. A folha fica a secar sobre o pano. Se for necessário que seque mais depressa, pode pôr-se um pano por cima e passar sobre ele o ferro de engomar.


Ideias para decorar o papel reciclado:
Quando se coloca a pasta na tina com água (passo 6), podem adicionar-se alguns elementos decorativos que passam a fazer parte da folha de papel. Algumas ideias: incorporar pétalas de flores secas, folhas de árvore, palhinhas, fios de lã, aparas de lápis de cor e de cera, pedaços de embalagens coloridas cortadas com as mais diversas formas (estrelas, triângulos, corações, etc.).
Podem também misturar-se na massa corantes alimentares. Neste caso, aconselhamos a utilização de uma moldura/ peneira para cada cor, assim como panos separados para que não haja passagem de cores de umas folhas para as outras.
A partir de tecidos e materiais de texturas diferentes (redes, malhas, cestos de verga, bordados, etc.) é possível dar textura às folhas recicladas. Para isso, coloque estes elementos sobre a pasta ainda molhada (passo 11) para que a textura marque a folha de papel.

7 comentários:

  1. olááá
    encontrei o teu site no fórum Educar e adorei tudo por cá, parabéns.
    Beijos grandes e desejos de uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. AMEI A IDEIA E TODAS AS DICAS!!!
    Vim te visitar e dizer que fiz um presente pra você!!!
    Passa no meu cantinho pra pegar.
    Vou ficar esperando seu recado....bjs e tudo de bom!!!!

    ResponderEliminar
  3. quero parabenizar pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das ideias :D é uma ótima atividade
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Vim cá parar por acaso e gostei muito do blogue! Parabéns!

    ResponderEliminar