quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reggio Emilia

“O objectivo do projecto educacional Reggio Emília é, segundo os seus educadores criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes de seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.” (Portal educacional)

Princípios Básicos:
- Valoriza o processo de busca e descoberta;
- Considera a criança como construtora de conhecimento;
- O saber que um grupo constrói em conjunto é superior ao individual em volume e importância o que amplia a aprendizagem;
- Erro valorizado como uma estratégia um percurso para legitimar a incerteza;
- Foco sistemático sobre a representação simbólica para incentivar o desenvolvimento intelectual e favorecer e valorizar as suas multiplas linguagens;
- Cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e sistémica;
- Relação e comunicação encaradas como elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança;
- O trabalho de equipa, é o eixo central que guia todos os parceiros envolvidos no processo educativo;
- Assenta na crença de que a aprendizagem nunca será a mesma se alguém deixar de dar a sua colaboração.



Em Reggio Emília as crianças têm a oportunidade de experimentar diversas formas de expressão, sendo incitadas a explorar o ambiente que as rodeia e a partilhar as suas interpretações. Deste modo, a criança é levada a executar, descrever e discutir o que fez, o que está a fazer e o que vai fazer para assim tornar as suas descobertas pessoais em mais-valias e incentivos à acção para todo o grupo. A reflexão e partilha sobre acontecimentos e experiências são muito valorizadas, uma vez que permitem à criança uma consolidação de aprendizagens e um maior envolvimento nos projectos e explorações em que possa estar envolvida ou vir a envolver-se.


Fonte: Jornadas Pedagógicas da APEI

1 comentário:

  1. Olá!

    Também sou educadora e apaixonada pela ideologia de Reggio! Já lá estive 3 vezes e estou cada vez mais apaixonada! Vale a pena conhecer de perto! As crianças ganham tanto!

    ResponderEliminar