quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Interculturalidade e Multiculturalidade

A Diversidade Cultural

A coexistência de pessoas de diferentes origens e culturas não é um dado novo na nossa história. Assim, resultante desta crescente heterogeneidade cultural que a sociedade tem vindo a sofrer, surge a multiculturalidade e a interculturalidade.
Hoje cada vez mais se sente a necessidade de preparar cidadãos para essas mesmas diversidades, e neste sentido, a escola tem um papel fundamental, constituindo um ponto de encontro dessa mesma diversidade.
Desta forma, os Educadores/Professores devem ser capazes de reconhecer a multiculturalidade na sua sala e de promover intercâmbio entre as diferentes culturas existentes, contribuindo para a formação de crianças interculturais para acolher “o diferente como diferente, nem superior nem inferior, e sim distinto, acreditando que a riqueza e a peculiaridade estão na diferença”. (Serrano 2002:31)


Multiculturalidade
A Educação Multicultural é um conjunto de estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas ao nível do sistema, da escola e da turma, cujo objectivo pedagógico é promover a igualdade social e eliminar formas de discriminação e opressão, quer individuais quer institucionais. Este tipo de educação prende-se apenas com o facto de promover questões de justiça social, com ideias de promover a igualdade e de combater a discriminação, revelando-se desta forma como uma educação pensada para as minorias étnicas.

Interculturalidade
A Educação Intercultural implica a ideia de inter-relações e de trocas entre culturas diferentes mas também a origem de uma dinâmica de criações novas, de inovação e de enriquecimento recíproco através da troca. A interculturalidade visa assim a integração dos grupos no todo social e a escolarização de todas as crianças independentemente da sua cultura, pois acredita-se que nos espaços educativos está sempre uma grande diversidade cultural, que consequentemente leva a que haja diferentes saberes, sistemas de valores, de representações e de interpretação da realidade.

Assim, e segundo Vieira (1999: 67), uma escola que deseje ser democrática deverá optar por uma Pedagogia Intercultural, pois esta favorece a troca e a partilha de experiências entre o diferente, uma partilha que pode envolver vários intervenientes, tais como professores/Educadores, pais, alunos e a comunidade envolvente.

1 comentário:

  1. Gostei de ler os seus posts. Parabéns! Entretanto, senti falta das referências bibliográficas nos mesmos. Fica aqui a sugestão! ;-)

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