quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Découpage 3D

Hoje fui a um workshop sobre découpage e aprendi coisas muito engraçadas, mas uma ideia que gostei muito e que me ficou na cabeça foi a Découpage em 3D, algo que eu e a minha colega pensámos logo em fazer com os nosso meninos no estágio, pois pareceu-me ser muito acessível para eles...
Então a técnica é assim:
Material necessário:
* UHU Verniz Cola
* UHU Power Spray
* UHU Patafix
* Plastificador de guardanapo
* 2 Guardanapos iguais
* 1 pincel
* Tinta acrílica marfim
* Caixa de Madeira ou tela

Modo de Preparação:
1 - Pintar a superfície onde irá ser colocado o guardanapo, com tinta acrílica cor branca ou marfim.
2 - Depois de toda a superfície estar pintada e seca, aplicar uma leve e fina camada de UHU Power Spray (nuvem).
3 - Colocar o guardanapo sobre a superfície e pressionar com cuidado do centro para as extremidades. Como o spray é reposicionável podemos levantar o guardanapo em caso de necessidade para retirar alguma ruga ou bolha de ar.
4 - Aplicar uma fina camada de UHU Verniz Cola. Aplicar em quantidade suficiente por forma a evitar passar muitas vezes no mesmo local. O verniz deve ser aplicado do centro para as extremidades.Como aplicámos primeiro o guardanapo com o Spray a probabilidade de rasgar o guardanapo é menor.
5 - Escolher uma parte do motivo do guardanapo a que se queria dar volume (efeito 3D). Recortar no 2ºguardanapo esse motivo.
6 - Amassar UHU Patafix Branco. Esticar o UHU Patafix Branco e sobrepor no motivo a que queremos dar relevo.
7 - Cuidadosamente colocar o recorte do guardanapo que seleccionámos e ajustar muito bem ao desenho de baixo para que coincida perfeitamente.
8 - Aplicar de novo uma fina camada de UHU Verniz Cola no motivo que acabámos de colocar. Cuidadosamente isolar bem nas extremidades para que não se veja o UHU Patafix. Se quisermos podemos aplicar uma nova camada de UHU Verniz Cola em todo o trabalho.

Este workshop foi organizado pela UHU pelo que fizeram uma demonstração dos seus materiais... além desta técnica ensinaram outras, no entanto é mais fácil explicar com o auxílio de fotos. Quando tiver oportunidade de fazer algumas das outras técnicas também irei postar aqui.
Esta técnica é muito engraçada na minha opinião, pois permite dar relevo às imagens!! Gostei muito desta demonstração!

Sem comentários:

Enviar um comentário