"A educação de infância, segundo Vasconcelos, não é apenas um bem social e educativo. É também um bem cultural. Porque a cultura pressupõe aprender ao longo da vida, requer curiosidade intelectual e capacidade de resolução de problemas, implica a usufruição estética inscrita no quotidiano, exige a radicalidade de uma postura ética. Acreditamos que proporcionar uma educação pré-escolar como bem social, educativo e cultural, é um projecto de cidadania para toda a sociedade portuguesa. É uma forma de tornar acto essa cidadania, reconhecendo o valor da infância e considerando as crianças como pequenas cidadãs de pleno direito, capazes de participar activamente na melhoria da sociedade. Fá-lo-ão se assegurarmos desde a mais tenra idade uma real qualidade educativa para as instituições que as servem. Só assim o projecto do alargamento, expansão e desenvolvimento da educação de infância em Portugal se poderá constituir em verdadeiro contrato mobilizador."
Olá! O meu nome é Joana e também sou educadora de infância! Neste momento estou na sala dos 2 anos, mas no anterior tinha as mesmas salas que tu! Como iniciei agora também o meu blog, resolvi passar e dizer o quanto gosto do teu! Pois como diz Eduardo Sá: "A melhor forma de não perder nada, não é guardar mas sim partilhar"
ResponderEliminarBejinhos!
Até breve!
Boa tarde Ana, boa tarde Ju. O meu nome é Rose e sou mãe de uma menina de quatro anos de idade. Uma amiga me indicou esse e outros textos com o tema "educação na infância", e esse foi um deles. Conheci outros blogs de educadoras e venho aqui partilha-los com vocês.
ResponderEliminarVejam também esse texto de André Torres sobre desenhos animados e a formação do caráter na infância: http://laticiniosselvagens.blogspot.com/2011/01/pica-pau-alegoria-da-imoralidade.html
Recomendo também:
http://tiaelaine-elainecruz.blogspot.com/ e http://trasnformandovidas.blogspot.com/
Muito obrigada. Parabéns pelo blog e feliz 201!!