A diversidade cultural é uma característica das sociedades contemporâneas. por isso o pensamento actual sobre a educação insiste na necessidade de preparar todos os
indivíduos para responder aos desafios da sociedade multicultural e garantir a todos as mesmas condições de acesso e sucesso, afim de construir uma sociedade caracterizada pela abertura e pela coesão, uma sociedade verdadeiramente intercultural.
Assim sendo, a educação de hoje deve ter em vista a plena inserção das crianças na sociedade como seres autónomos, livres e solidários. Para isso, há que promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças com base em experiências da vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania, e desenvolver uma educação intercultural fomentando a suo inserção em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel na sociedade.
A educação intercultural pode ser definida de diversas formas.
Fernand Ouellet ( 1991 ) considera que é uma formação que tem por objectivo promover a aceitação e a compreensão da diversidade cultural de forma a promover a interacção social. Nessa linha, (cit. Banks. 1994 ) considera que a educação intercultural obriga a um processo de reforma escolar global e educação básica para todos os estudantes, que rejeita qualquer forma de discriminação e afirma o pluralismo (étnico, racial. linguístico, religioso, económico e de género, entre outros ).
James Banks (1994) articula essas duas ideias considerando que é, simultaneamente uma ideia e um movimento de reforma educativatraduzindo-se num processo, cujo principal objectivo é a criação da igualdade de oportunidades para todas as crianças. Mas, para todos estes autores, é claro que a educação intercultural se destina a todos os alunos e todas as escolas independentemente das suas composições sociais e étnicas.
Em Portugal, o Secretariado Entreculturas é um organismo do Ministério da Educação, criado em 1991, a quem compete coordenar, incentivar e promover, no âmbito do sistema educativo, os programas e as acções que visem a educação para os valores da convivência, da tolerância, do diálogo e da solidariedade entre diferentes povos, etnias e culturas. Prevenir a xenofobia, o racismo, e a segregação cultural e étnica, dinamizar a dimensão intercultural da educação.