Há dias em que me sinto mais preguiçosa e a vontade de levantar cedo para ir para o estágio não é muita, mas num dia destes tive uma bela surpresa de uma criança....
Patrícia adoro-te e amo
Não imaginam o sentimento que me preencheu....
Fiquei tão feliz...
Adoro o que faço :) Adoro e amo as minhas crianças :)
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" (Exupery)
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Come a sopa, vá lá!
A semana passada falamos sobre a sopa...
Entre muitas outras coisas vimos o clip do Avô Cantigas da canção Come a sopa, vá lá!
Os meninos adoraram e quiseram repetir o clip vezes sem conta... até convidamos os meninos da outra sala para virem assistir connosco... Parecia uma mini sessão de cinema :)
Entre muitas outras coisas vimos o clip do Avô Cantigas da canção Come a sopa, vá lá!
Os meninos adoraram e quiseram repetir o clip vezes sem conta... até convidamos os meninos da outra sala para virem assistir connosco... Parecia uma mini sessão de cinema :)
domingo, 18 de janeiro de 2009
Modelo de Planificação centrado na Criança
Baseado na escolha imediata das crianças seguindo os seus desejos.
Níveis de Participação:
- Educador mais demissivo ao nível da organização do tempo, espaço e materiais.
Momentos de Planificação:
- Não existem momentos de planificação. No caso de existirem, são para concretização imediata.
Instrumentos de Planificação:
- Registos esporádicos; rotação de materiais.
Sentido da Planificação:
- Seguir a criança no seu natural desejo de explorar e aprender. A criança é autónoma do seu desenvolvimento.
Níveis de Participação:
- Educador mais demissivo ao nível da organização do tempo, espaço e materiais.
Momentos de Planificação:
- Não existem momentos de planificação. No caso de existirem, são para concretização imediata.
Instrumentos de Planificação:
- Registos esporádicos; rotação de materiais.
Sentido da Planificação:
- Seguir a criança no seu natural desejo de explorar e aprender. A criança é autónoma do seu desenvolvimento.
Workshop A Interpretação do Desenho Infantil
Este workshop terá os seguintes conteúdos:
- Introdução ao Desenho Infantil;
- Características e evolução do Desenho Infantil;
- O Desenho Infantil enquanto método de avaliação;
- Desenhar, conhecer e intervir: Estudos de caso.
Mais informações aqui.
sábado, 17 de janeiro de 2009
Obrigado...
sábado, 3 de janeiro de 2009
Ferramentas para o Educador de Infância
Ao longo do curso tenho contactado com diversos livros que tenho achado que são verdadeiras bíblias de Educação de Infância, então aqui fica a sugestão dos livros que mais me chamaram à atenção, no entanto, aguardo por mais sugestões para aumentar esta lista e quem sabe, a estante lá de casa :)
Bibliografia para Educação de Infância:
Bibliografia para Educação de Infância:
-> Vayer, P. & Trudelle, D. (1999). "Como aprende a Criança". Lisboa:Instituto Piaget.
-> M. E. (1997). "Legislação". Lisboa: M.E.
->M. E. (1998). "Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME.
-> M. E. (1997). "Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar." Lisboa: ME.
O Boneco de Neve (gigante)
hihi...
este boneco de neve foi feito com crianças de dois anos....
cada vez que me recordo... só me apetece rir... foi tão divertido...
colar o algodão não foi fácil... ficava nas mãos e então os meninos vinham pedir para tirar... e que caras eles faziam ao tentar tirar :)
colar as rolhas também não foi fácil... queriam espalhá-las todas :) algumas por lá ficaram perdidas...
e o cachecol?? imaginam o que é? pedaços de meias...
e lá atrás a minha colega a segurá-lo...
depois colocamos num placard... ficou mesmo muito grande e os meninos deliraram com o resultado final...
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Os Reis Magos
Num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu.
Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele.
Os três reis magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí perguntaram pelo Rei dos Judeus, pois tinham visto a estrela no céu. Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam a criança, ficou zangado e com medo. Os romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que outro rei, mais poderoso, tinha nascido? Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também a ir adorar.
Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o Rei estava ali. Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe o que tinham trazido: ouro, incenso e mirra.
Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele.
Os três reis magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí perguntaram pelo Rei dos Judeus, pois tinham visto a estrela no céu. Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam a criança, ficou zangado e com medo. Os romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que outro rei, mais poderoso, tinha nascido? Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também a ir adorar.
Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o Rei estava ali. Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe o que tinham trazido: ouro, incenso e mirra.
Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).
O Inverno
Encorajar hábitos alimentares saudáveis
* Mantenha um registo do que a criança come. A criança pode de facto estar a comer o suficiente;
* Dê-lhe alimentos simples e facilmente identificáveis. As crianças frequentemente recusam pratos com elementos variados;
* Dê-lhe alimentos para comer à mão tanto quanto possível;
* Introduza um alimento novo de cada vez acompanhado do alimento familiar que a criança goste;
* Sirva pequenas doses à criança, especialmente se se tratar de um alimento novo ou de um do qual a criança não goste;
* Dê a escolher à criança entre alimentos diferentes mas com os mesmos nutrientes (iogurte ou leite / pêra ou maçã...);
* Tenha alimentos leves e nutritivos ao alcance da mão e permita à criança a escolha dos favoritos;
-> Transforme os encantos infantis numa vantagem! Sirva a comida em pratos apelativos: cubra-a com adornos e bonequinhos; transforme a refeição numa "festa".