É uma associação de profissionais de educação assente num Projecto Democrático de autoformação cooperada de docentes, que transfere, por analogia, essa estrutura de procedimentos para um modelo de cooperação educativa nas escolas.
O MEM:
- Propõe-se realizar um modelo sociocêntrico de educação, acelerador do desenvolvimento moral e social das crianças e dos jovens;
- Valoriza o ensino mútuo e cooperativo como modos de organização das aprendizagens para reforçar o sentido da cooperação no desenvolvimento educativo e social;
- Vê a escola como espaço de promoção de saberes e fonte de intervenção social, visando o bem-estar, progresso e equidade nas relações humanas;
- Reconhece a criança como sujeito activo no processo educativo e, por isso, suscita-se a sua participação activa nas tomadas de decisão, na gestão e organização do trabalho;
- Entende a escola como uma instituição de desenvolvimento humano, onde num ambiente sociocultural de mediação as crianças e educadores negoceiam entre si, de forma compartilhada a significação das situações que se envolvem para conhecer coisas por si programadas em cooperação.
O MEM:
- Propõe-se realizar um modelo sociocêntrico de educação, acelerador do desenvolvimento moral e social das crianças e dos jovens;
- Valoriza o ensino mútuo e cooperativo como modos de organização das aprendizagens para reforçar o sentido da cooperação no desenvolvimento educativo e social;
- Vê a escola como espaço de promoção de saberes e fonte de intervenção social, visando o bem-estar, progresso e equidade nas relações humanas;
- Reconhece a criança como sujeito activo no processo educativo e, por isso, suscita-se a sua participação activa nas tomadas de decisão, na gestão e organização do trabalho;
- Entende a escola como uma instituição de desenvolvimento humano, onde num ambiente sociocultural de mediação as crianças e educadores negoceiam entre si, de forma compartilhada a significação das situações que se envolvem para conhecer coisas por si programadas em cooperação.
Assim, pode-se dizer que o MEM assenta em estruturas de cooperação, circuitos de comunicação e participação democrática.
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