quarta-feira, 25 de março de 2009

Primavera

O nosso placard...






Páscoa

Algumas ideias...






Para o Pai...

Aqui ficam os presentes que fizemos para os papás...
Um Individual :) Espero que gostem...

1- Através da Carimbagem, cada criança decorou o seu Individual a gosto...

2- Aqui está o exemplo de um terminado....


3- Fizemos um postal... Cada criança escolheu as cores que queria...
Aqui fica o exemplo...


4- Embrulhamos num rolo de cartão, tipo os de cozinha... Primeiro pintamos o rolo, com uma ou muitas cores, e depois escolhemos outra cor de papel celofane e fizemos como os rebuçados....


5- E voilá... Assim foi...


:(

Sem tempo... para nada...
O estágio tem-me ocupado todo o tempo...
E depois, pensamos nós que tudo corre bem mas... há sempre alguém que nos diz de tudo, menos uma coisa positiva...
Assim que tiver tempo coloco o que andei a fazer com os meus malandrecos... Há tantas coisas a partilhar... não temos estado parados...
Neste momento ando a tentar preparar algo para a Páscoa e não está fácil...
Tantas festividades seguidas...


Até breve**

domingo, 15 de março de 2009

Jornada Pedagógica do MEM

O Núcleo Regional de Benedita /Leiria da Escola Moderna promove no próximo dia 21 de Março, sábado, na Escola do 2º Ciclo da Benedita, a Jornada Pedagógica do MEM.
Num tempo em que a educação está em debate, queremos centrar a discussão no ambiente sala de aula, na mostra de boas práticas e na sua discussão.
A sessão inicia-se com um plenário onde se fará uma abordagem à aprendizagem da leitura e da escrita, num percurso integrado que vai do pré-escolar ao 1º e 2º ciclos, sendo estruturada por um docente de cada nível de ensino.
Depois de almoço acontecem as comunicações em simultâneo, pelo que cada colega, na inscrição on line deve fazer logo a sua opção.
São comunicações contextualizadas por práticas segundo o modelo MEM (pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo), desenvolvidas em sala de aula e comunicadas pelos próprios docentes. Representam um contributo muito válido para a discussão e para uma reflexão sustentada no que os participantes viram e ouviram.
Para terminar, no debate teremos a síntese/conclusões sob a responsabilidade da prof. Ivone Niza.



Para mais informações e inscrições: http://www.jornadabenedita.ath.cx/

sábado, 14 de março de 2009

Massa de Cores

Fizemos Massa de Cores...
Eles gostaram tanto... Acho mesmo que nunca os tinha visto tão entusiasmados...

Ingredientes:
· 2 chávenas de farinha
· 1 chávena de sal
· 1 chávena de água
· 1 tigela grande
· 1 colher de pau
E claro, os corantes alimentares...

Modo de Preparação:
Misture a farinha e o sal. Adicione lentamente a água até obter uma mistura espessa. Use as mãos para puxar e empurrar a mistura, até se transformar numa bola firme e macia. Continue a amassar durante uns minutos. De seguida junte o corante alimentar.



Fizemos só 3 cores (amarelo, magenta e azul), depois fizemos muitas misturas para ver qual era o resultado, se apareciam ou não novas cores...














No fim, vejam as cores que conseguimos fazer... Depois, a menina mais velhas moldou esta bela árvore para também ser fotografada... :)


No fim, para não nos esquecermos das cores, fizemos este registo...


sexta-feira, 13 de março de 2009

Histórias para o Dia do Pai

Vem aí o dia do pai... E serei eu a tratar este assunto com os meus meninos e a fazer a prendinha... Já está tudo pensadinho e bem planificado :)
Nas minhas pesquisas encontrei várias histórias que podem ser utilizadas para falar do "papá"...
Ah e muito obrigado a quem disponibilizou estas histórias nos seus blogs, foi para mim uma grande ajuda!!!
Aqui deixo as capas...







sexta-feira, 6 de março de 2009

Como fazer Pasta de Papel



1. Em primeiro lugar será necessário construir um quadro e uma peneira: são necessárias duas molduras de madeira com as dimensões do papel que se pretende. Para fazer a peneira, a uma dessas molduras é agrafada uma rede.

2. Cortam-se papéis em pedacinhos. Colocam-se os papéis num alguidar e cobrem-se com água. (Poderá ser usada água fria, morna ou bastante quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais rápido será o processo de amolecimento do papel).

3. Explique às crianças que na escola é apenas possível reciclar papel e cartão não muito grosso (por exemplo, o cartão que envolve as embalagens de iogurtes), mas que nas fábricas de papel, onde há máquinas e produtos especiais e são usadas técnicas diferentes, são recicladas também as fibras das embalagens de cartão mais grosso.

4. Se necessário, poderá ser usado um triturador para desfazer totalmente o papel.

5. Pode adicionar-se cola de madeira (branca) para tornar o papel mais resistente, no entanto esta operação é opcional.

6. Numa tina com água deitam-se duas conchas desta pasta. Mistura-se bem com uma espátula.

7. Mergulham-se dentro da tina, em simultâneo e na horizontal, o quadro e a peneira sobrepostos um contra o outro, funcionando como um só objecto (atenção que o quadro deve ficar por cima da rede, de modo a delimitar as margens da folha).

8. Retiram-se cuidadosamente da tina o quadro e a peneira (sempre em simultâneo e na horizontal). Entretanto, a água vai escorrendo, ficando apenas a pasta de papel sobre a rede.

9. Retira-se então o quadro e coloca-se um pano absorvente por cima da folha.


10. Vira-se a rede ao contrário, de modo a que o pano fique por baixo. Com outro pano retira-se o excesso de água por cima da rede.

11. À medida que a folha fica mais seca e se descola, retira-se a rede com toda a atenção.

12. A folha fica a secar sobre o pano. Se for necessário que seque mais depressa, pode pôr-se um pano por cima e passar sobre ele o ferro de engomar.


Ideias para decorar o papel reciclado:
Quando se coloca a pasta na tina com água (passo 6), podem adicionar-se alguns elementos decorativos que passam a fazer parte da folha de papel. Algumas ideias: incorporar pétalas de flores secas, folhas de árvore, palhinhas, fios de lã, aparas de lápis de cor e de cera, pedaços de embalagens coloridas cortadas com as mais diversas formas (estrelas, triângulos, corações, etc.).
Podem também misturar-se na massa corantes alimentares. Neste caso, aconselhamos a utilização de uma moldura/ peneira para cada cor, assim como panos separados para que não haja passagem de cores de umas folhas para as outras.
A partir de tecidos e materiais de texturas diferentes (redes, malhas, cestos de verga, bordados, etc.) é possível dar textura às folhas recicladas. Para isso, coloque estes elementos sobre a pasta ainda molhada (passo 11) para que a textura marque a folha de papel.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais algumas Ferramentas

Aqui deixo as brochuras que o Ministério da Educação editou para o Pré-Escolar. Acho que são muito boas e têm ideias de muitas actividades...
Para fazerem o download basta clicar sobre a imagem***



******************************************************

******************************************************
******************************************************

******************************************************



Jogo dos Afectos

Este foi um jogo que realizei com os meus meninos quando se aproximou o Dia dos Namorados...
Colei imagens de alguns afectos (como dar um abraço, dar um beijinho na cara, um aperto de mão, entre outras) e colei em cartolinas de diferentes cores... Depois fiz corações com diferentes padrões (fiz dois de cada, um que ficaria dentro de uma caixa e outro que seria para colocar num colar).
*Jogo*
As crianças tiram um coração da caixa e identificam a criança que tem um coração igual a esse, de seguida, a criança escolhe uma cartolina (as imagens estão com a face para baixo) e terá que fazer o que está representado nessa fotografia a essa criança.
Nota: As crianças podem ainda sugerir outros gestos de afecto que não estejam presentes nas imagens.


Os meus meninos gostaram muito do jogo, principalmente quando havia algum "beijinho à esquimó" :)
Além disso, serviu para a aproximação de algumas crianças :)

Crianças...



Eu: Então qual é a criança que vocês acham que é a mais baixa?

Ele: O menino de Azul...

Ela: Não, não... A Patrícia perguntou a criança, isso é um crianço porque é um menino!

HiHi... Estas crianças preenchem-me o dia com momentos felizes :)

terça-feira, 3 de março de 2009

Mais alguns...




Um muito obrigado à Ligiane e à Ritiiiinha pela atribuição destes dois prémios.
É bom saber que há alguém que gosta do que fazemos :)
Meninas estes prémios são também para vocês...

Beijinhos e muito obrigado*



domingo, 1 de março de 2009