sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Marmelada


Aqui fica uma receita de marmelada, que nós, com muito carinho preparámos no ano passado para os papás e para oferecer um lanche aos nossos coleguinhas da sala ao lado.
Os ingredientes necessários foram 2kg de marmelos e 2kg de açúcar (para ficar bem docinha).
Descascou-se e partiu-se os marmelos em quartos.
Depois, lavámos, pusemos na panela e foi ao lume com água e açúcar. Para perfumar a nossa marmelada pusemos também uns pauzinhos de canela.
Mexeu-se sempre até ficar em bom ponto.
Para decorar os frasquinhos fiz pequenos marmelos e folhas em papel autocolante que as crianças depois colaram no frasco. Depois, para fazer uma etiqueta e identificar o frasquinho de cada criança, deu-se a imagem de uma marmelo a cada uma e depois picotaram, pintaram e escreveram o nome!
Quando a marmelada ficou prontinha, fizemos umas sandes para oferecer aos nosso amiguinhos... As nossas sandes eram bastante divertidas e originais :)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

As nossas mini árvores do Outono!

Para assinalar a entrada da nova estação do ano (OUTONO) fizemos carimbagem da mão e do antebraço numa folha (não tive oportunidade de tirar foto...).
Depois, fizemos rasgagem de papel de várias cores e tentamos fazer bolinhas com ele, mas não foi fácil... Mas foi muito divertido atirar os papéis ao ar :)

Depois colamos as "bolinhas" que conseguimos fazer junto à impressão da nossa mão para fazeram as folhinhas da árvore...
Difícil foi tirar as bolinhas que ficavam nos dedos... Alguns de nós tiveram medo..
Aqui estão alguns exemplos das nossas belas árvores que muita cor vieram dar à nossa sala!
Esperemos que gostem!


A nossa primeira actividade!

Foi a construção de uns móbiles para decorar a nossa sala que estava muito triste... Com impressões das mãos e dos pés!
Foi muito engraçado fazer isto com eles, principalmente pelas diversas reacções que as crianças tiveram quando o pincel deslizava pelas suas mãos e pés para colocar a tinta... Uns tinham cócegas e riam-se, outros tinham medo...
Agora querem sempre pintar as mãozinhas!!!
Quando olham para o tecto da nossa sala dizem "Mão" ou "Pé"...
Fiquei muito surpreendida por crianças tão pequeninas conseguirem fixar que ali está a sua mão e pé!
Daqui a uns tempinhos, vamos ver se as mãozinhas e os pézitos cresceram :)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Prémio


Revebi este Prémio da Irene do site Educação é minha Paixão.
As regras deste Prémio são:
1º - Exibir a imagem do selo que acabou de ganhar;
2º - Postar o nome do blog que te presenteou;
3º- Indicar 10 blogs de sua preferência; Avisar os indicados e publicar as regras;
4º - Confira se os blogues indicados cumpriram as regras.
E os blogs são:

domingo, 4 de outubro de 2009

As cores de Outono


A pintora Rosa Ratinha pintava quase todos os seus quadros no estúdio. Só no Outono é que saía para pintar ao ar livre. O Outono era a estação preferida de Rosa. Havia tantos matizes surpreendentes na paisagem!
Certa vez, num belo dia de Outono, a pintora embalou tela, cavalete e tintas e foi passear para junto de um tranquilo lago não longe de casa. Conhecia um lugar bonito e plano em cima de uma rocha de onde tinha vista para os bosques e montanhas ao fundo. Aí montou o cavalete com a tela e começou a pintar com pinceladas generosas.
Na árvore oca que estava por detrás dela, morava um gnomo da montanha que a observava enquanto pintava.
— Isto é que é um quadro esquisito! — disse ele, quando Rosa acabou de pintar. — Nem se vê o lago nem as montanhas. Como se chama este quadro?
— O quadro chama-se As cores do Outono — disse Rosa Ratinha. — Não se vê o lago nem as montanhas, é verdade. Só pintei o Outono, aquilo que sinto quando olho para esta paisagem.
— Ah, agora entendo — disse o gnomo. — É muito interessante.
De repente, levantou-se um vento forte que arrancou a tela do cavalete. Ela foi pelo ar a voar e desapareceu entre as árvores na margem do lago. Rosa Ratinha desceu a montanha e foi buscar o quadro. Tinha dois rasgões e havia muitas folhas, agulhas de pinheiro e pedrinhas coladas na tinta fresca.
— Que pena — disse o gnomo da montanha. — O quadro agora está estragado.
— De forma alguma! — exclamou Rosa Ratinha. — Agora é que está completo! O vento do Outono também participou na pintura e imortalizou-se no quadro com estes dois rasgões. E as folhas que estão coladas também são bem-vindas. Agora, o quadro tem uma história e só agora começou a viver!

Erwin Moser
Mario der Bär
Weinheim Basel, Parabel, 2005
Texto adaptado
História integral retirada daqui Histórias para os mais Pequeninos, onde pode encontrar muitas outras...

Saúde e Higiene Oral


Uma boa saúde oral começa no início da vida das suas crianças. Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde de forma permanente. Existem alguns medicamentos que, se forem administrados às grávidas, às mães que amamentam ou às crianças, no período em que se estão a formar os dentes, podem causar a descoloração ou alterações na formação dos dentes.
A higiene oral começa logo após a erupção do primeiro dente do bebé. Deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.
Quanto mais cedo se iniciar o hábito diário de higiene oral, melhores perspectivas há de evitar as doenças orais, por isso, crie junto da sua criança o hábito de higiene oral desde a erupção do primeiro dente.

O que são as cáries de biberão e como posso evitá-las?
São provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a soluções (líquidas ou cremosas) que contêm açúcares ou seus derivados. Nestes incluem-se o leite, as papas e sumos de fruta. Assim, o hábito da criança andar durante muito tempo com a tetina do biberão na boca permite um contacto directo desses agentes sobre as superfícies dentárias,
Os líquidos açucarados permitem a adesão das bactérias às superfícies dentárias, depositam-se à volta dos dentes e aí permanecem durante longos períodos enquanto o bebé dorme, conduzindo à formação de cáries dentárias que têm o seu início nos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos).

Qual a importância dos dentes de leite?
Os dentes de leite têm tanta importância para o correcto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema. A principal função será permitir à criança a correcta mastigação dos alimentos. Mas outras funções estão-lhe associadas, nomeadamente o estímulo para o correcto crescimento da face e a manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos ou permanentes.

O que fazer quando os dentes de leite começarem a erupcionar?
Os dentes começam a erupcionar por volta dos 6 meses e devem terminar o seu crescimento por volta dos 30 meses. Isto faz com que muitas crianças fiquem com as gengivas muito sensíveis, o que as torna irritadas. Pode ajudar, esfregando as gengivas com o dedo, uma dedeira especial para esse efeito ou um anel de borracha refrigerado. Também existem géis e produtos farmacêuticos para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos dentes do bebé.
Se a sua criança tiver febre quando os dentes estiverem a erupcionar, pode ser um processo natural de reacção do organismo. Contudo, se a febre persistir, será melhor contactar o seu médico para ajudar a prevenir qualquer outro problema, pois é um período particularmente sensível na interacção do corpo do seu bebé com o meio ambiente.

Como cuidar dos dentes leite?
Ajudar as crianças a escovar os dentes duas vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas como bolachas, refrigerantes) e visitar o dentista regularmente.
Deve-se evitar que a criança ingira bebidas gaseificadas, pois estas provocam a erosão dos dentes. Se mesmo assim decidir que ela pode ingerir bebidas gaseificadas, use então “palhinhas” para evitar o contacto directo da bebida com as faces dentárias.

Qual é a melhor forma de escovar os dentes de leite?
No início, quando há poucos dentes erupcionados, pode utilizar-se uma gaze, dedeira específica para o efeito ou escova de dentes.
A escova de dentes deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca do bebé. Deve utilizar-se uma pequeníssima quantidade de dentífrico, semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé. Ter em atenção para ensinar a criança a não engolir a pasta.
Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
No final pode escovar a língua da criança. Coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente (desde a base para a ponta).

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Muito ocupada...

E ainda bem! Ando numa fase que tenho tanto para fazer, que o tempo para passar por aqui e contar as novidades é praticamente inexistente...
Ultimar os projectos pedagógicos é neste momento a minha prioridade... Depois quero fazer relatórios individuais sobre a adaptação das crianças e por fim, preparar a reunião de pais, que, posso dizer, me deixa um bocadinho assustada!
Mas antes disto tudo estão as minhas "coisas boas" que me preenchem o dia com imensas alegrias e me fazem ficar na creche até que a última se vá embora...
Gosto tanto, mas tanto que nem consigo explicar... É fascinante ver as pequenas conquistas que fazem dia após dia...
Uma que me deixou bastante mimada, foi a evolução que o meu nome já sofreu por parte de uma criança... Primeiro era "Ita", depois "Tita" e agora "Ticia"...
Assim que tiver tudo mais organizado e adiantado, venho partilhar as nossas pequenas actividades e claro, a decoração da nossa sala, que a cada dia está mais bonita!!!
Beijinhos*

Efemérides de Outubro


1- Dia Mundial da Música e Dia Internacional das Pessoas Idosas
4- Dia Mundial do Animal
5- Dia Mundial do Habitat, Dia da Implementação da República e Dia Mundial dos Professores
7- Dia Nacional dos Castelos
8- Dia Internacional para a redução das catástrofes naturais
9- Dia Mundial dos Correios
10- Dia Mundial da Saúde mental
16- Dia Mundial da Alimentação
17- Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
24- Dia das Nações Unidas e Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento
29- Dia Nacional da 3ª Idade
31- Dia Mundial da Poupança