sexta-feira, 29 de maio de 2009

Varicela


O que é a Varicela?
A Varicela é uma doença de infância muito vulgar, que todos os anos afecta muitas crianças em Portugal, especialmente durante o Inverno e a Primavera. É causada pelo vírus varicela-zoster, um membro da família do vírus herpes. A varicela é uma doença frequente e se não for tratada atempadamente pode ter consequências graves.
Quais são os sintomas da Varicela?
Na sua forma mais frequente a varicela começa com o aparecimento da erupção ou exantema em simultâneo com sintomas gerais e inespecíficos, como febre, dores de cabeça, mal estar e falta de apetite.
Qual é a idade mais habitual de aparecimento da Varicela?
A varicela faz parte de um grupo de doenças chamadas «doenças da infância» pois atinge preferencialmente as crianças, com maior incidência entre os dois e os oito anos.
A Varicela é uma doença contagiosa?
A varicela é uma doença muito contagiosa, embora a sua transmissão dependa quase sempre do contacto directo com a pessoa infectada, pois o vírus é muito sensível à lavagem das mãos de quem trata do doente e ao arejamento dos locais onde este permanece. A transmissão pelo ar (através das gotículas de saliva), é teoricamente possível mas muito rara.

1 comentário: