domingo, 26 de outubro de 2008

Efemérides de Novembro

1- Dia de Todos os Santos
2- Dia de Finados
10- Dia Mundial da Ciência para a Paz e para o Desenvolvimento
11- Dia de S. Martinho
16- Dia Internacional da Tolerância
17- Dia Mundial do Não Fumador
20 - Dia Internacional dos Direitos da Criança

A primeira semana...


Correu bem :)
Os meus meninos, gostaram de tudo o que fizemos... Que bom!!!
No fim da semana reunimo-nos com eles e partilhamos em conjunto as nossas opiniões...
Fiquei muito contente...
Então esta semana:
* Ouvimos a história do "Senhor Mago e a Folha" e depois tal como na história, fizemos uma menina...
* Fizemos Marmelada
* Preparamos uma festa para os meninos da outra sala verem as nossas folhas e provarem a nossa marmelada...
* E brincamos muito!!!
Foram 3 dias que passaram muito rápido...
Agora só daqui a 2 semanas voltamos ao Jardim... Vamos aprender a planificar... :)

Ainda não tenho as fotos, mas quando tiver virei colocar aqui...
Para já... Deixo-vos a história que levamos para os pequenitos...

O Senhor Mago e a Folha


"O senhor Mago chamava-se Antão e vivia sozinho numa casinha que havia no meio do monte.
O senhor Mago tinha três ovelhas: Guiomar,Felisberta, e Chiquita. Cuidava muito bem delas e elas gostavam muito dele.
Numa tarde escura de Outono, o senhor Mago voltava do campo com as suas ovelhas, já fartas de pastar.O caminho estava coberto de folhas secas.O senhor Mago ia pisando as folhas com as suas socas e elas queixavam-se com gemidos surdos, como fazem as folhas quando as pisam.De repente, ouviu uma folha dizer:-Ei tu aí! não me pises que me magoas!
-Oh, céus! Uma folha que fala! -pensou.Mas não estranhou muito, porque os Magos sabem muito bem que, às vezes, tudo é possível.Olhou para o chão e viu aquela folha...Era diferente, nunca tinha visto outra igual a ela.De certeza que viera de um país afastado, trazida pelo vento de Outono. Apanhou-a e disse-lhe:
-Oh, desculpa! Não te preocupes,levar-te-ei para minha casa para te pendurar na parede do meu quarto,porque és uma folha muito bonita.
E assim fez. Chegou a casa , guardou as ovelhas no estábulo e foi até à fonte que havia ali perto.Com cuidado para não a partir, lavou-a muito bem lavada e pensou na melhor maneira de a secar. Acendeu o lume e pendurou-a a secar.Depois levou-a para o seu quarto e pousou-a em cima da mesinha de cabeceira.
Antes de se deitar, pôs-se a pensar:
- Já estou velho e sinto-me só. Se um dia adoeço, não tenho quem cuide de mim. Esta folha que encontrei é muito formosa e, se calhar, podia transformá-la numa menina.
Meu dito,meu feito.Um pincel e tintas de muitas cores seriam as melhores ferramentas para realizar a sua magia.Pintou-lhe uns longos cabelos louros, olhos azuis, um nariz empinado e uma boca de lábios rosados, umas orelhas redondas, uns braços com mãos suaves e dedos perfeitos, umas pernas com pés ligeiros como o vento...
Quando terminou, guardou a folha na caixinha dos desejos e pousou-a na pedra da janela.Se nessa noite as nuvens deixassem ver o brilho das estrelas, o seu desejo tornar-se-ia realidade.
Durante a noite, o senhor Mago acordou, olhou pela janela e viu no céu a lua cheia cercada de estrelas brilhantes como prata. Ficou muito contente e voltou a adormecer.
Levantou-se muito cedinho, ao raiar do dia. Esfregou os olhos, aproximou-se da janela e, ao levantar a tampa da caixinha dos desejos, ficou espantado...A folhinha desaparecera e, no seu lugar, estava uma menina adormecida, tão formosa como ele a imaginara.
Acordou-a com muita doçura. A menina abriu os olhos, pestanejou e disse:- Bom dia, papá!O senhor Mago tremia de alegria: "papá! Uma filha! Já não estou só!"Mas... que nome lhe ia dar?- Já sei! Como Antão é um nome muito bonito, ela vai ser Anteia: Anteia, filha de Antão!"

Da autoria de Toño Núñez, ilustrado por Suso Cubeiro.

O dia das Bruxas...

O Dia das Bruxas/Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Esrados Unidos.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas.
Os símbolos e tradições que estão associados a esta festa são: fantasmas, bruxas, múmias, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankestein.
Segundo várias lendas, as bruxas reuniam-se duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro. Elas lançavam maldições e feitiços a qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
É também neste dia que as crianças se mascaram com fantasias mais assustadoras e saem para a rua à procura de doces...




Aqui ficam algumas imagens para colorir...














Como esculpir uma abóbora Jack-O-Lantern!

Material:
Abóboras com base relativamente plana, sem zonas moles.

Preparação:
Corte uma tampa circular na base da abóbora que seja suficientemente grande para a mão passar pela abertura. Remova as sementes e o miolo interior com as mãos e depois com uma colher até que a abóbora fique completamente oca.
Desenhe os olhos, o nariz e a boca da abóbora. Cole com fita cola o desenho na abóbora e com um alfinete faça um picotado no desenho que atravesse a folha e deixe uma marca na abóbora.
Corte a abóbora pelo picotado usando a faca de cortar abóboras(nunca use uma faca pois arrisca-se a danificar a abóbora). Pode comprar uma faca própria para esculpir as abóboras numa loja de adereços de halloween e produtos para festas.
O último passo é iluminar a abóbora para criar um efeito do tipo Jack-O-Lantern.

NOTA: A forma mais fácil e segura de conseguir fazer a iluminação é com uma pequena lanterna a pilhas, colocada no interior da abóbora.

Estágio...


Mas que grande azáfama...
Estas caracterizações dão tanto trabalho, principalmente a do meio quando não existe bibliografia disponível... quase que desespero...
Não tenho tido disponibilidade para fazer postagens, mas desde já agradeço as visitas e os comentários... Muito Obrigado...
Amanhã começam as nossas intervenções, mas sem planificações... confuso? pois...
Eu e a minha colega já pensamos nas "actividades" que vamos realizar em cada dia... Vamos ser as "educadoras" ((hihihi))
Estou um bocadinho ansiosa, mas... não estou à espera que corra tudo maravilhosamente bem... só quero que as crianças consigam aprender alguma coisa, algo que seja significativo...
E as crianças? a razão de tudo... ultimamente andam mais, como hei-de dizer, mais conflituosas... gostam muito de implicar umas com as outras e também de nos testarem para saberem o que podem ou não fazer... que engraçadas, utilizam cada estratégia, às vezes tento ficar séria, mas no fundo tenho uma enorme vontade de me rir :)
Bem... vou voltar às minhas caracterizações...
No fim da semana prometo que volto para contar o que fizemos e como correu!!
Bjs***

Mais um prémio que a minha nova amiga virtual me ofereceu!!
Muito obrigado Tanhinha e já sabes que é com um enorme agrado que o retribuo !!

As regras deste prémio são as seguintes:
1.O vencedor recebe o prémio e poderá colocá-lo no seu blog;
2. Devemos fazer referência à pessoa que nos endereçou o miminho;
3. Enviar o mesmo prémio para 7 pessoas cujos blogs sejam uma inspiração;
4. Deixar um comentário nos blogs seleccionadas permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.

Assim sendo, vou passá-lo aos seguintes blogues:


http://moikaeosputos.blogspot.com/
http://educarpartilhando.blogspot.com/
http://ondeequeacabaoarco-iris.blogspot.com/
http://cantinho-da-miana.blogspot.com/
http://jardimdospequeninos.blogspot.com/
http://miminhosecarinhos.blogspot.com/
http://sotao-de-ideias.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reggio Emilia

“O objectivo do projecto educacional Reggio Emília é, segundo os seus educadores criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes de seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.” (Portal educacional)

Princípios Básicos:
- Valoriza o processo de busca e descoberta;
- Considera a criança como construtora de conhecimento;
- O saber que um grupo constrói em conjunto é superior ao individual em volume e importância o que amplia a aprendizagem;
- Erro valorizado como uma estratégia um percurso para legitimar a incerteza;
- Foco sistemático sobre a representação simbólica para incentivar o desenvolvimento intelectual e favorecer e valorizar as suas multiplas linguagens;
- Cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e sistémica;
- Relação e comunicação encaradas como elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança;
- O trabalho de equipa, é o eixo central que guia todos os parceiros envolvidos no processo educativo;
- Assenta na crença de que a aprendizagem nunca será a mesma se alguém deixar de dar a sua colaboração.



Em Reggio Emília as crianças têm a oportunidade de experimentar diversas formas de expressão, sendo incitadas a explorar o ambiente que as rodeia e a partilhar as suas interpretações. Deste modo, a criança é levada a executar, descrever e discutir o que fez, o que está a fazer e o que vai fazer para assim tornar as suas descobertas pessoais em mais-valias e incentivos à acção para todo o grupo. A reflexão e partilha sobre acontecimentos e experiências são muito valorizadas, uma vez que permitem à criança uma consolidação de aprendizagens e um maior envolvimento nos projectos e explorações em que possa estar envolvida ou vir a envolver-se.


Fonte: Jornadas Pedagógicas da APEI

sábado, 18 de outubro de 2008

Corrida do Puzzle

As crianças distribuem-se por filas diferentes (mais ou menos 4 crianças por fila).
Cada fila atrás de um sinalizador (pode ser um pino). A cerca de 15m de cada um destes, coloca-se uma caixa com um puzzle com mais ou menos doze peças (de forma a que dê para 2 corridas a cada criança, no mínimo).
Cada criança tem que fazer uma corrida, trazer uma peça e ir completando o puzzle, até o acabar. Só se pode trazer uma peça de cada vez e cada criança só sai quando a outra chega com a peça.

Este é um jogo que proporciona o desenvolvimento da velocidade e da coordenação motora global.

Variações:
Colocar obstáculos no percurso e condicionar a forma de locomoção das crianças (por exemplo, a primeira criança tem de ir a rebolar, a segunda criança tem de ir a saltar, etc.).

Taninha de http://www.ideiasdataninha.blogspot.com/ muito obrigado!! Fico sempre muito feliz com estes presentes!!
Mas também te devolvo este prémio, pois o teu blog é de ouro :)
Juntamente envio para:

Mariana - http://cantinho-da-miana.blogspot.com/
Bé - http://educarpartilhando.blogspot.com/
Paula - http://mariarapaz30.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Interculturalidade e Multiculturalidade

A Diversidade Cultural

A coexistência de pessoas de diferentes origens e culturas não é um dado novo na nossa história. Assim, resultante desta crescente heterogeneidade cultural que a sociedade tem vindo a sofrer, surge a multiculturalidade e a interculturalidade.
Hoje cada vez mais se sente a necessidade de preparar cidadãos para essas mesmas diversidades, e neste sentido, a escola tem um papel fundamental, constituindo um ponto de encontro dessa mesma diversidade.
Desta forma, os Educadores/Professores devem ser capazes de reconhecer a multiculturalidade na sua sala e de promover intercâmbio entre as diferentes culturas existentes, contribuindo para a formação de crianças interculturais para acolher “o diferente como diferente, nem superior nem inferior, e sim distinto, acreditando que a riqueza e a peculiaridade estão na diferença”. (Serrano 2002:31)


Multiculturalidade
A Educação Multicultural é um conjunto de estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas ao nível do sistema, da escola e da turma, cujo objectivo pedagógico é promover a igualdade social e eliminar formas de discriminação e opressão, quer individuais quer institucionais. Este tipo de educação prende-se apenas com o facto de promover questões de justiça social, com ideias de promover a igualdade e de combater a discriminação, revelando-se desta forma como uma educação pensada para as minorias étnicas.

Interculturalidade
A Educação Intercultural implica a ideia de inter-relações e de trocas entre culturas diferentes mas também a origem de uma dinâmica de criações novas, de inovação e de enriquecimento recíproco através da troca. A interculturalidade visa assim a integração dos grupos no todo social e a escolarização de todas as crianças independentemente da sua cultura, pois acredita-se que nos espaços educativos está sempre uma grande diversidade cultural, que consequentemente leva a que haja diferentes saberes, sistemas de valores, de representações e de interpretação da realidade.

Assim, e segundo Vieira (1999: 67), uma escola que deseje ser democrática deverá optar por uma Pedagogia Intercultural, pois esta favorece a troca e a partilha de experiências entre o diferente, uma partilha que pode envolver vários intervenientes, tais como professores/Educadores, pais, alunos e a comunidade envolvente.

"As nossas mãos" :)


A primeira "intervenção" que não era suposto ser para já... :)
"Os nossos meninos carimbam muito as mãos" - "Pois é!"
E o que fazer com tantas impressões palmares?
Então... Em conjunto tivemos esta ideia... E depois destas mãos todas... Surgiram mais e mais... E ainda mais que faltam colocar...
Parece-me que é uma actividade que a maioria das crianças adora.
Depois, até as crianças que não imprimiram a sua mão a foram contornar para adornar esta pequena árvore...
Se as cores fazem lembrar o Outono, é coincidência, na altura eram as cores que estavam disponíveis, as outras estavam a ser utilizadas noutra actividade...
À excepção de alguns recortes e do contorno do tronco, foi tudo feito pelos meus novos meninos...
Ficou muito engraçada!!!!
Gosto***

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia da Alimentação


Dia 16 é o dia da alimentação... ora aqui fica uma musiquinha e algumas adivinhas....


OS FRUTOS
(Melodia da música “Malhão Malhão”)

Ó maçã, maçã
Ó maçã, limão (bis)
E todas as frutas (bis)
Que ricas que são. (bis)

Eu sou a laranja
Venho do pomar (bis)
Tenho vitaminas (bis)
p'ra te alimentar. (bis)

Eu sou a banana
Não existo cá (bis)
Gosto do calor (bis)
Das bandas de lá. (bis)

Eu sou o morango
Gosto do calor (bis)
Quando estou vermelho (bis)
Tenho bom sabor. (bis)

Sou a tangerina
Muito miudinha (bis)
Quando estou madura (bis)
Sou muito docinha. (bis)

Sou o cacho d'uvas
muito madurinho (bis)
Quando vem Outubro (bis)
Vou fazer o vinho. (bis)




ADIVINHAS




domingo, 12 de outubro de 2008

Quadra de Outono

Descobri o sol
com olhos de sono
à tristeza das folhas
dei o nome de Outono

sábado, 11 de outubro de 2008

Objectivos da Educação Pré-Escolar


De acordo com a Lei Quadro, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.


Constituem objectivos da educação pré-escolar:
a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania;
b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.


Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de Fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Découpage 3D

Hoje fui a um workshop sobre découpage e aprendi coisas muito engraçadas, mas uma ideia que gostei muito e que me ficou na cabeça foi a Découpage em 3D, algo que eu e a minha colega pensámos logo em fazer com os nosso meninos no estágio, pois pareceu-me ser muito acessível para eles...
Então a técnica é assim:
Material necessário:
* UHU Verniz Cola
* UHU Power Spray
* UHU Patafix
* Plastificador de guardanapo
* 2 Guardanapos iguais
* 1 pincel
* Tinta acrílica marfim
* Caixa de Madeira ou tela

Modo de Preparação:
1 - Pintar a superfície onde irá ser colocado o guardanapo, com tinta acrílica cor branca ou marfim.
2 - Depois de toda a superfície estar pintada e seca, aplicar uma leve e fina camada de UHU Power Spray (nuvem).
3 - Colocar o guardanapo sobre a superfície e pressionar com cuidado do centro para as extremidades. Como o spray é reposicionável podemos levantar o guardanapo em caso de necessidade para retirar alguma ruga ou bolha de ar.
4 - Aplicar uma fina camada de UHU Verniz Cola. Aplicar em quantidade suficiente por forma a evitar passar muitas vezes no mesmo local. O verniz deve ser aplicado do centro para as extremidades.Como aplicámos primeiro o guardanapo com o Spray a probabilidade de rasgar o guardanapo é menor.
5 - Escolher uma parte do motivo do guardanapo a que se queria dar volume (efeito 3D). Recortar no 2ºguardanapo esse motivo.
6 - Amassar UHU Patafix Branco. Esticar o UHU Patafix Branco e sobrepor no motivo a que queremos dar relevo.
7 - Cuidadosamente colocar o recorte do guardanapo que seleccionámos e ajustar muito bem ao desenho de baixo para que coincida perfeitamente.
8 - Aplicar de novo uma fina camada de UHU Verniz Cola no motivo que acabámos de colocar. Cuidadosamente isolar bem nas extremidades para que não se veja o UHU Patafix. Se quisermos podemos aplicar uma nova camada de UHU Verniz Cola em todo o trabalho.

Este workshop foi organizado pela UHU pelo que fizeram uma demonstração dos seus materiais... além desta técnica ensinaram outras, no entanto é mais fácil explicar com o auxílio de fotos. Quando tiver oportunidade de fazer algumas das outras técnicas também irei postar aqui.
Esta técnica é muito engraçada na minha opinião, pois permite dar relevo às imagens!! Gostei muito desta demonstração!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O CASTELO DE CHUCHURUMEL

E porque hoje foi o dia dos castelos, aqui fica uma pequena lenga-lenga que fala sobre um...

Aqui está a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o boi
Que bebeu a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o carniceiro
Que matou o boi
Que bebeu a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está a morte
Que levou o carniceiro
E que entrega a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.


Fonte: Lenga-lengas, recolha e selecção de Luisa Ducla Soares, Livros Horizonte

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Letras Crocantes

Ingredientes:
* Massa quebrada, congelada ou para confeccionar: 200g de farinha, 100g de manteiga, sal e um pouco de águas; A massa deve ficar macia e não colar: amasse-a numa tábua com farinha;
* Cobertura de Açúcar: açúcar em pó, um pouco de água, corante alimentar;
* Guloseimas para a decoração (granulado colorido ou de chocolate, fios de açúcar, gomas…);
* Uma faca de pontas redondas para cada criança.

Modo de Preparação:
A criança deve dispor tiras de massa para fazer uma letra 8 cm (mais ou menos). Com a faca e um pouco de água, a criança cola os elementos.
Colocam-se as letras no forno a 150ºC para cozerem, num tabuleiro coberto com papel vegetal durante 10/15 minutos.
Depois, prepara-se a cobertura de açúcar: aproximadamente 3 colheres de sopa de açúcar em pó, um pouco de corante alimentar e umas gotas de água para uma letra. A criança espalha a cobertura e decora a seu gosto a letra com guloseimas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Coelhos à Toca



Dividir as crianças em dois grupos numericamente iguais.
Um grupo constitui as tocas e o outro os coelhos. As crianças escolhidas para tocas devem espalhar-se por todo o espaço e tomar a posição de pé com as pernas afastadas, sem se mexerem.
A Educadora dá a ordem de correr aos “coelhos” e estes correm por todo o espaço. À voz de “Coelhos às tocas”, os coelhos põem-se de gatas debaixo das pernas das tocas. Têm de entrar por detrás das tocas, para evitar choques.
A Educadora deverá colocar-se atrás de uma toca qualquer, para que um coelho fique sem lugar. O coelho que fica sem toca perde um ponto. Depois de quatro ou cinco jogadas, as crianças trocam de posição. Os coelhos tomam o lugar das tocas e vice-versa. Ganha a criança com menos pontos porque ficou menos vezes sem toca.

Variante: Em vez de se dizer “Coelhos à toca!” Pode-se optar pela utilização de uma música. Ao som da música os coelhos correm e quando esta Pará os coelhos dirigem-se para as tocas!

Orientações Globais para o Educador

Observar

Planear

Agir

Avaliar

Comunicar

Articular