segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Movimento da Escola Moderna (MEM)

É uma associação de profissionais de educação assente num Projecto Democrático de autoformação cooperada de docentes, que transfere, por analogia, essa estrutura de procedimentos para um modelo de cooperação educativa nas escolas.

O MEM:
- Propõe-se realizar um modelo sociocêntrico de educação, acelerador do desenvolvimento moral e social das crianças e dos jovens;
- Valoriza o ensino mútuo e cooperativo como modos de organização das aprendizagens para reforçar o sentido da cooperação no desenvolvimento educativo e social;
- Vê a escola como espaço de promoção de saberes e fonte de intervenção social, visando o bem-estar, progresso e equidade nas relações humanas;
- Reconhece a criança como sujeito activo no processo educativo e, por isso, suscita-se a sua participação activa nas tomadas de decisão, na gestão e organização do trabalho;
- Entende a escola como uma instituição de desenvolvimento humano, onde num ambiente sociocultural de mediação as crianças e educadores negoceiam entre si, de forma compartilhada a significação das situações que se envolvem para conhecer coisas por si programadas em cooperação.

Assim, pode-se dizer que o MEM assenta em estruturas de cooperação, circuitos de comunicação e participação democrática.

Aqui está um pequeno texto que explicita um pouco em que consiste este modelo pedagógico, no entanto, muito mais há para dizer! Continuarei a colocar aqui mais informação sobre este e outros modelos de educação.

Efemérides de Outubro

1- Dia Mundial da Música e Dia Internacional das Pessoas Idosas
4- Dia Mundial do Animal
5- Dia Mundial do Habitat, Dia da Implementação da República e Dia Mundial dos Professores
7- Dia Nacional dos Castelos
8- Dia Internacional para a redução das catástrofes naturais
9- Dia Mundial dos Correios
10- Dia Mundial da Saúde mental
16- Dia Mundial da Alimentação
17- Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
24- Dia das Nações Unidas e Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento
29- Dia Nacional da 3ª Idade
31- Dia Mundial da Poupança

sábado, 27 de setembro de 2008

A Zebra Camila


A Zebra Camila não segue os conselhos da sua mãe e quando sai de casa o vento bandido roubou-lhe as riscas do vestido. Que fará a Zebra Camila para recuperá-las?
Uma história que mostra que é importante a partilha, pois todos os animais que se cruzam com a pequena zebra e que a observam a chorar, partilham consigo algo que a faz mais feliz…
Além de mostrar a importância de partilhar, também permite conhecer os números até ao 7… Aconselho esta história da autoria de Marisa Nunez da editora Kalandraka...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Massinha Colorida

(Não Tóxica)

Material:
* 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 1 chávena (café) de água
* 1 colher (chá) de açúcar
* 2 colheres (chá) de óleo
* 2 colheres (chá) de gelatina colorida (uma cor)

Como fazer:
Misture tudo muito bem e a massinha colorida fica pronta.
Caso queira outra cor faça novamente a massinha colorida utilizando outra gelatina.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Estágio


O estágio começou... Finalmente...
Conheci os "meus meninos"... Mas que agradável surpresa... São tão simpáticos!!!
Mas que grande aventura vai ser este ano, ano que considero ser decisivo!!! A ansiedade e alegria é muita, mas o medo e o nervosismo andam lado a lado...
Ainda só tinha estagiado com grupos de crianças de 2/3 e 3/4 anos portanto vamos ver como vai ser com estes meninos que estão numa sala heterogenea com idades desde os 2 aos 6 anos...
Estamos todos numa fase de adaptação, mas gostei tanto! Seguem-se agora umas semanas de observação para fazermos as típicas caracterizações mas estou muito entusiasmada e expectante pois tanto eu como a minha colega de estágio fomos muito bem recebidas!!!
Com o começo do estágio, forçosamente virei menos vezes postar aqui mas procurarei ter sempre informações úteis para quem gosta de seguir este blog!!
Beijinhos para todos e desejem-me MUITA SORTE :)

Desenhos para colorir sobre o Outono

E como dia 22 de Setembro começa o Outono, aqui ficam algumas imagens que as crianças podem colorir....
CRIANÇAS A BRINCAR NO OUTONO
PAISAGEM DE OUTONO


BOLOTAS
URSO A APANHAR FOLHAS
ÁRVORE DO OUTONO

CRIANÇAS A APANHAR FOLHAS

FRUTAS DO OUTONO





sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a criança por sua vez repete: os cem existem!
Loris Malaguzzi (1996)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tingir Tecido


Material:
* Tecido/camisola de seda ou algodão (se a espessura for muito fina)
* Canetas Quick Color da pébéo
* Recipiente para microondas
* Microondas

Técnica:
Colocar a seda húmida dentro de um recipiente para microondas e colorir com as canetas. Levar ao microondas 3/4 minutos na potência de 450W.
No fim, passar por água fria para tirar o excesso de tinta e para que a seda fique macia.

Aprendi e fiz esta técnica num workshop e adorei! É fácil e os resultados são muito giros!!!
Este é o lenço que fiz e uma dica que a formadora deu é fazer vários nós no tecido antes de colorir pois assim a tinta não apanha todo o tecido fazendo parecer que os tecidos ficam com texturas!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pega Monstros


Já fizeram pega monstros com as crianças? É muito fácil e divertido... Eu e a minha colega num estágio fizemos com crianças de 3 anos!
Em geral as crianças gostam de experimentar novas sensações e de manusear materiais diferentes dos que utilizam no dia-a-dia. A actividade simples, como a preparação de um pega monstros, pode proporcionar situações de aprendizagem em que os alunos sejam incentivados a experimentar e exprimir novas sensações.
Materiais:
* Copos de plástico transparentes, um para cada criança;
* Paus de gelado, um para cada criança;
* Copo medidor;
* Cola líquida transparente, um tubo para cada criança;
* Guaches de várias cores ou conta-gotas;
* Pincéis, tantos quantos as cores dos guaches;
* 25g de Borato de sódio;
Actividade:
Cada criança tem à sua disposição um copo de plástico, no qual vai verter um tubo de cola. Seguidamente, junta cinco gotas de guache líquido (cuja cor é escolhida por si) com a ajuda de um pincel ou conta-gotas.
Terminada esta fase, as crianças vão observar o borato de sódio a dissolver-se em 475ml de água. Quando o borato de sódio estiver dissolvido, as crianças (com ajuda) vão adicioná-lo pouco a pouco à cola líquida até que a consistência da cola se altere formando o pega monstros.
Por fim, as crianças retiram o pega monstros do copo e exploram-no livremente, podendo fazer várias formas com ele relatando o que observam nomeadamente a nível do olfacto, visão e tacto.
Nota: As crianças são curiosas por natureza, logo dê-lhes oportunidade de explorarem previamente os materiais com que vão trabalhar e sempre que possível permita que ponha em prática as suas ideias.
Depois de muita brincadeira, os pega monstros dos nossos meninos repousaram nestes copitos...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brincar é importante para...

* Desenvolver a Fantasia
* Expressar sentimentos
* Relacionar-se com os outros
* Conhecer o que nos envolve
* Desenvolver a inteligência
* Descarregar energias
* Aprender regras
* Formar a personalidade
* Desenvolver a criatividade
* Obter prazer
* Conhecer os sentimentos dos outros
* Desenvolver a capacidade de concentração
* Desenvolver a linguagem
* Exercitar e movimentar o corpo
* Desenvolver a autonomia
...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Impressões com os Dedos



Uma das técnicas de expressão plástica que pode ser utilizada no esino pré-escolar com as crianças é a impressão com os dedos. Com uma simples impressão do dedo, ou juntando várias e acrescentando depois um simples traço, podem-se criar desenhos muito originais :)
É uma óptima oportunidade que permite às crianças usar a imaginação e serem criativas na forma como combinam as suas impressões digitais para formarem objectos, pessoas, animais...
Aqui deixo algumas imagens onde a técnica da impressão digital foi utilizada....






quarta-feira, 10 de setembro de 2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Porta Guardanapos com Flores de Seda


Material necessário:
* tubo modelador (nº1 e 4)
* arame base nº20 (verde)
* arame liso (verde e vermelho)
* meia lisa (vermelha e verde)
* meia bouclê (amarela)
* linha mágica (vermelha e verde)
* fita floral
* cola quente e tesoura.

Como fazer:
1 - Pétalas: dê uma volta no tubo nº1 com o arame vermelho e torça. Corte deixando uma sobra;
2 - Encape com a meia vermelha;
3 - Arremate com a linha mágica vermelha dando oito voltas;
4 - Puxe para ovalar;
5 - Faça 60 pétalas iguais;
6 - Corte dois pedaços de arame base com 18 cm e um com 24 cm. Dobre as duas pontas;
7 - Coloque uma pétala e amarre com a linha mágica;
8 - Amarre uma por uma até completar 10 pétalas.
9 - Faça o mesmo na outra ponta do arame;



10 - Encape o arame com a fita floral verde;
11 - Abra as pétalas. Faça o mesmo com os outros dois arames;
12 - Dobre os cabos das flores no meio. Junte-os e encape com a fita floral;
13 - Folhas: dê uma volta no tubo nº4 com o arame verde e torça. Corte deixando uma sobra de 5 cm;
14 - Encape com a meia verde. Encape o cabo com fita floral. Faça quato iguais;
15 - Aperte dos lados;
16 - Vire a ponta para fora;
17 - Coloque duas folhas de cada lado e encape com fita;
18 - Está pronto seu porta-guardanapo!


Ideia retirada do blog: http://www.mulhercriativa.com.br/


Massa caseira para Modelar

Aqui fica uma receita acseira para fazer a Massa de Modelar...

Material:
* 100 g de sal
* 1,5 kg de amido de milho
* Uma colher (de café) de óleo
* Tinta guache (várias cores).

Modo de Fazer:
Mistura-se o amido de milho e o sal, com água suficiente para formar uma pasta.
Depois leve a massa ao fogo (fogão), mexendo sempre. Acrescente o óleo e o corante.
Guarde num saco de plástico ou num frasco de vidro bem tampado.

Atenção: A massa não deve ser deixada a secar ao sol. Assim conserva-se durante vários meses, independentemente, de qualquer produto químico.

Estafeta de Roupas


Material:
3 Caixas de cartão com:
* 1 T-shirt
* 1 Casaco
* Luvas
* 1 Chapéu ou gorro
* 1 Cachecol


Distribuem-se as crianças por 3 grupos numa fila indiana e colocam-se as caixas à frente de cada grupo.
Neste jogo a criança que estiver à frente da fila corre até à caixa, veste uma peça de roupa e regressa ao ponto de partida para tocar na mão do colega que se encontra na fila. Esta criança por sua vez corre na direcção da caixa para ir buscar outra peça de roupa e assim sucessivamente até à última peça de roupa…
Deve existir na caixa peças de roupa suficientes para todas as crianças!
Este jogo torna-se muito entusiasmante para as crianças que se esforçam por serem as mais rápidas!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Salame de Chocolate

Ingredientes:
* 250g de açúcar
* 5 colheres de sobremesa de cacau em pó
* 125g de manteiga
* 1 ovo
* bolachas "maria" q.b.
* papel vegetal

Modo de Preparação:
Misturar o açúcar com o cacau, a manteiga à temperatura ambiente e o ovo inteiro batido até obter uma pasta à qual se juntam as bolachas partidas à mão em pedacinhos, mexendo até ficar tudo muito bem envolvido.
Com a ajuda do papel vegetal enrolar o salame, prensando bem.
Levar ao frigorífico durante umas horas para enrijecer.
Servir cortado às fatias.

Animais em Móbiles

Ideias para enfeitar a sala...





quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Construir um carrinho de Brincar



Materiais:
Caixas rectangulares de plástico (como por exemplo caixas de manteiga, de chocolates ou a caixa do chocolate em pó para o leite);
Tampas de garrafão
Tesoura e Cartão
Recargas de canetas de plástico

Construção:
Corta-se metade de uma caixa e abrem-se de lado dois quadrados, para se fazerem as janelas. No fundo da caixa inteira, fazem-se dois furos de cada lado para depois se enfiar o eixo do carro (recargas de caneta). No fim do eixo estar colocado na caixa, faz um furo no meio das tampas para se enfiarem no eixo e fazerem de rodas. Juntam-se as duas caixas e para tapar as partes que foram cortadas, coloca-se cartão, para formar a parte da frente do carro. Enfeite o carro como desejar.
Também se pode colocar um pequeno cordel para se puxar o carrinho!

Intencionalidade Educativa:
Explorar um destes carritos permite desenvolver capacidades motoras básicas na coordenação visual e manual nos movimentos de precisão, melhorar a capacidade de manipulação de objectos, desenvolver a função simbólica e adquirir perícia e favorecer a imaginação e a criatividade!

O Pequeno Trevo

Esta é uma história sobre um pequeno trevo que nasceu diferente porque em vez de três folhas, tinha quatro e vivia muito triste… Como era diferente todas as pessoas e animais o olhavam com desprezo e ninguém queria ser seu amigo... até que... surge um menino e tudo muda! Mais não conto... :) É uma história muito bonita e que permite mostrar às crianças que não somos todos iguais e que não devemos ignorar quem é diferente!
Aconselho a leitura pois é uma história muito cativante!
A história é da autoria de Ana Cristina Luz, com ilustrações de Margarida Oliveira, é acompanhado de um DVD interactivo “O Sortudo” em que as histórias de Ana Cristina Luz são cantadas por Carlos Alberto Moniz e João Portugal, com ilustrações de Anselmo Coelho.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Tudo o que sei aprendi no Jardim de Infância

“Tudo o que devo saber mesmo para viver, que fazer e como ser, aprendi-o num Jardim Infantil. A sabedoria não estava no cume da mais alta montanha, no último ano de um curso superior, mas no recreio da minha escola.
Cá estão as coisas que aprendi:
Partilhar tudo com os companheiros.
Respeitar as regras do Jogo.
Não bater em ninguém.
Guardar as coisas no sítio onde estavam.
Manter sempre tudo limpo.
Não mexer nas coisas dos outros.
Pedir desculpa quando se magoa alguém.
Lavar as mãos antes de comer.
Puxar o autoclismo.
Biscoitos quentes e leite frio fazem bem à saúde.
Viver uma vida equilibrada: estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar, brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco todos os dias.
Dormir a sesta todas as tardes. E ao sair à rua ter cuidado com o trânsito, dar a mão ao companheiro e prestar atenção à professora....”

Robert Fulghum

terça-feira, 2 de setembro de 2008

O Papel do Educador


“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender” [1]

O “currículo” na educação pré-escolar é elaborado, diariamente, com base no grupo de crianças e na sua heterogeneidade, por isso o educador tem que estar sempre disponível, preparado para uma intensa pesquisa e conhecimento do seu grupo de crianças.
O educador é visto, constantemente, pelas crianças como um modelo que exerce uma influência determinante no desenvolvimento pessoal e social da criança, no entanto deve ser o mais imparcial possível para não influenciar as decisões individuais desta e não demonstrar atitudes agressivas, discriminatórias e conflituosas que a possam influenciar negativamente. Além disso, deve conhecer a cultura envolvente, estar sempre pronto a aprender, a conhecer, correndo o risco de sentir-se responsável pela educação tornando-se um dos centros do processo educativo.
O educador deve colocar-se ao serviço do outro, usando os seus conhecimentos, as suas experiências e as suas capacidades tal como afirma Isabel Roquette Correia “não é o educando que foi feito para o educador, mas o educador que foi feito para o educando”. [2]
O educador deve ter em conta determinadas atitudes e comportamentos tais como: intermediar o conhecimento do aluno, ser flexível, receptivo e crítico, inovando e pesquisando conhecimentos e novos caminhos que favoreçam a aprendizagem, estabelecer com clareza os objectivos a atingir, identificando as partes mais importantes, trabalhar em equipa junto à comunidade educativa, na formação dos alunos, ter sensibilidade para auto avaliar-se tendo como base o desempenho dos alunos, ser referencial de comportamentos ético e cívico e zelar pelo cumprimento do seu trabalho, visando a qualidade de suas acções nas dimensões técnicas, humanas e políticas.
O educador deve reflectir sobre a sua acção, a sua prática pedagógica e sobre os seus valores e intenções. Esta reflexão faculta ao educador a correcção e ajuste do processo educativo ao desenvolvimento das crianças. A actividade profissional do educador é, assim, assinalada por um processo reflectido que define a intencionalidade educativa.


[1] CURY, Augusto, Pais brilhantes, Professores fascinantes, Ed. Pergaminho, Viseu, 2004, p.17.
[2]CORREIA, Isabel, “A pessoa do educador” Conferência apresentada no V encontro Nacional da APEI. Aula Magna, Abril de 1993, p.26

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como Preparar a Criança para o Jardim de Infância

Não é fácil, para qualquer criança, sair da sua casa, do ambiente que tem tido à sua volta e entrar para um jardim de infância onde não estão as pessoas de quem gosta e onde tudo é diferente. É, portanto, necessário prepará-la com cuidado.

Três preocupações devem estar presentes, nesta preparação:
 apresentar o Jardim de Infância como uma “coisa boa”,
 procurar que a criança vá estabelecendo contacto com ele antes da sua entrada “a sério”,
 compreender a dificuldade que sente e dar-lhe apoio para a resolver.

Assim:
 Comece desde cedo a falar com a criança sobre um sítio onde poderá brincar, aprender a fazer coisas bonitas, aprender cantigas, histórias e muitas outras coisas que a vão ajudar a crescer.
 Mostre meninos do bairro a ir para a sua “escolinha” e, se tem vizinhos com filhos que frequentam uma, fale com eles sobre ela, na presença do seu filho.
 Leve o seu filho, (ou peça à pessoa que costuma ficar com ele para o levar) as vezes que puder, ao Jardim de Infância que tiver escolhido, depois de ter falado com a Educadora e ela o ter autorizado.
 Deixe-o ir para o colo da Educadora, pegar nos brinquedos, estar com as outras crianças, assistir, se for possível, a algumas actividades.
 Se a Educadora consentir e, se achar que ele está interessado e divertido, diga que vai a algum sítio mas que vai voltar depressa e, se ele concordar, deixe-o sem a sua presença por algum tempo ( não desapareça sem o avisar e não saia se ele não quiser).
 Responda a todas as perguntas que a criança faça sobre o Jardim de Infância e, se não souber responder, volte lá com ele para perguntar à Educadora e, eventualmente, aos outros meninos.
 Nunca apresente a ida para o Jardim de Infância como um castigo “por se portar mal”.
 Se ele disser que não quer ir, diga-lhe simplesmente que sabe que é difícil, mas que, quando for um pouco mais crescido com certeza que há-de querer e vai gostar.

Como Melhorar a Sua Auto-Estima...

1. Conheça-se melhor;
2. Aceite-se como é, valorizando as competências e qualidades e assumindo as limitações;
3. Pense o que gostaria de mudar em si e o que precisa de ser feito (discriminando o que depende de si e o que depende de terceiros);
4. Estabeleça pequenos objectivos para atingir a mudança;
5. Estabeleça recompensas (materiais, emocionais, sociais, etc.) para cada um dos pequenos objectivos;
6. Ao atingir os objectivos está a contribuir para o aumento da auto-estima, aumentando a energia e a motivação;
7. Conte com o que está à sua volta;
8. Acredite que é especial e merece ter amor e carinho;
9. Mime-se: faça todos os dias algo de bom (descansar, caminhar, ouvir música, ir ao cinema, ir ao ginásio, dançar, ler, conversar, rir, desfrutar da companhia de amigos, família, etc.)

Maria da Graça Tavares (educadora de infância e formadora)