"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" (Exupery)
domingo, 26 de outubro de 2008
Efemérides de Novembro
2- Dia de Finados
10- Dia Mundial da Ciência para a Paz e para o Desenvolvimento
11- Dia de S. Martinho
16- Dia Internacional da Tolerância
17- Dia Mundial do Não Fumador
20 - Dia Internacional dos Direitos da Criança
A primeira semana...
O Senhor Mago e a Folha
"O senhor Mago chamava-se Antão e vivia sozinho numa casinha que havia no meio do monte.
O senhor Mago tinha três ovelhas: Guiomar,Felisberta, e Chiquita. Cuidava muito bem delas e elas gostavam muito dele.
Numa tarde escura de Outono, o senhor Mago voltava do campo com as suas ovelhas, já fartas de pastar.O caminho estava coberto de folhas secas.O senhor Mago ia pisando as folhas com as suas socas e elas queixavam-se com gemidos surdos, como fazem as folhas quando as pisam.De repente, ouviu uma folha dizer:-Ei tu aí! não me pises que me magoas!
-Oh, céus! Uma folha que fala! -pensou.Mas não estranhou muito, porque os Magos sabem muito bem que, às vezes, tudo é possível.Olhou para o chão e viu aquela folha...Era diferente, nunca tinha visto outra igual a ela.De certeza que viera de um país afastado, trazida pelo vento de Outono. Apanhou-a e disse-lhe:
-Oh, desculpa! Não te preocupes,levar-te-ei para minha casa para te pendurar na parede do meu quarto,porque és uma folha muito bonita.
E assim fez. Chegou a casa , guardou as ovelhas no estábulo e foi até à fonte que havia ali perto.Com cuidado para não a partir, lavou-a muito bem lavada e pensou na melhor maneira de a secar. Acendeu o lume e pendurou-a a secar.Depois levou-a para o seu quarto e pousou-a em cima da mesinha de cabeceira.
Antes de se deitar, pôs-se a pensar:
- Já estou velho e sinto-me só. Se um dia adoeço, não tenho quem cuide de mim. Esta folha que encontrei é muito formosa e, se calhar, podia transformá-la numa menina.
Meu dito,meu feito.Um pincel e tintas de muitas cores seriam as melhores ferramentas para realizar a sua magia.Pintou-lhe uns longos cabelos louros, olhos azuis, um nariz empinado e uma boca de lábios rosados, umas orelhas redondas, uns braços com mãos suaves e dedos perfeitos, umas pernas com pés ligeiros como o vento...
Quando terminou, guardou a folha na caixinha dos desejos e pousou-a na pedra da janela.Se nessa noite as nuvens deixassem ver o brilho das estrelas, o seu desejo tornar-se-ia realidade.
Durante a noite, o senhor Mago acordou, olhou pela janela e viu no céu a lua cheia cercada de estrelas brilhantes como prata. Ficou muito contente e voltou a adormecer.
Levantou-se muito cedinho, ao raiar do dia. Esfregou os olhos, aproximou-se da janela e, ao levantar a tampa da caixinha dos desejos, ficou espantado...A folhinha desaparecera e, no seu lugar, estava uma menina adormecida, tão formosa como ele a imaginara.
Acordou-a com muita doçura. A menina abriu os olhos, pestanejou e disse:- Bom dia, papá!O senhor Mago tremia de alegria: "papá! Uma filha! Já não estou só!"Mas... que nome lhe ia dar?- Já sei! Como Antão é um nome muito bonito, ela vai ser Anteia: Anteia, filha de Antão!"
O dia das Bruxas...
Aqui ficam algumas imagens para colorir...
Como esculpir uma abóbora Jack-O-Lantern!
Preparação:
Corte uma tampa circular na base da abóbora que seja suficientemente grande para a mão passar pela abertura. Remova as sementes e o miolo interior com as mãos e depois com uma colher até que a abóbora fique completamente oca.
Desenhe os olhos, o nariz e a boca da abóbora. Cole com fita cola o desenho na abóbora e com um alfinete faça um picotado no desenho que atravesse a folha e deixe uma marca na abóbora.
Corte a abóbora pelo picotado usando a faca de cortar abóboras(nunca use uma faca pois arrisca-se a danificar a abóbora). Pode comprar uma faca própria para esculpir as abóboras numa loja de adereços de halloween e produtos para festas.
O último passo é iluminar a abóbora para criar um efeito do tipo Jack-O-Lantern.
NOTA: A forma mais fácil e segura de conseguir fazer a iluminação é com uma pequena lanterna a pilhas, colocada no interior da abóbora.
Estágio...
As regras deste prémio são as seguintes:
1.O vencedor recebe o prémio e poderá colocá-lo no seu blog;
2. Devemos fazer referência à pessoa que nos endereçou o miminho;
3. Enviar o mesmo prémio para 7 pessoas cujos blogs sejam uma inspiração;
4. Deixar um comentário nos blogs seleccionadas permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.
Assim sendo, vou passá-lo aos seguintes blogues:
http://moikaeosputos.blogspot.com/
http://educarpartilhando.blogspot.com/
http://ondeequeacabaoarco-iris.blogspot.com/
http://cantinho-da-miana.blogspot.com/
http://jardimdospequeninos.blogspot.com/
http://miminhosecarinhos.blogspot.com/
http://sotao-de-ideias.blogspot.com/
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Reggio Emilia
Princípios Básicos:
Fonte: Jornadas Pedagógicas da APEI
sábado, 18 de outubro de 2008
Corrida do Puzzle
Cada criança tem que fazer uma corrida, trazer uma peça e ir completando o puzzle, até o acabar. Só se pode trazer uma peça de cada vez e cada criança só sai quando a outra chega com a peça.
Variações:
Colocar obstáculos no percurso e condicionar a forma de locomoção das crianças (por exemplo, a primeira criança tem de ir a rebolar, a segunda criança tem de ir a saltar, etc.).
Taninha de http://www.ideiasdataninha.blogspot.com/ muito obrigado!! Fico sempre muito feliz com estes presentes!!
Mas também te devolvo este prémio, pois o teu blog é de ouro :)
Juntamente envio para:
Mariana - http://cantinho-da-miana.blogspot.com/
Bé - http://educarpartilhando.blogspot.com/
Paula - http://mariarapaz30.blogspot.com/
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Interculturalidade e Multiculturalidade
Hoje cada vez mais se sente a necessidade de preparar cidadãos para essas mesmas diversidades, e neste sentido, a escola tem um papel fundamental, constituindo um ponto de encontro dessa mesma diversidade.
Desta forma, os Educadores/Professores devem ser capazes de reconhecer a multiculturalidade na sua sala e de promover intercâmbio entre as diferentes culturas existentes, contribuindo para a formação de crianças interculturais para acolher “o diferente como diferente, nem superior nem inferior, e sim distinto, acreditando que a riqueza e a peculiaridade estão na diferença”. (Serrano 2002:31)
A Educação Multicultural é um conjunto de estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas ao nível do sistema, da escola e da turma, cujo objectivo pedagógico é promover a igualdade social e eliminar formas de discriminação e opressão, quer individuais quer institucionais. Este tipo de educação prende-se apenas com o facto de promover questões de justiça social, com ideias de promover a igualdade e de combater a discriminação, revelando-se desta forma como uma educação pensada para as minorias étnicas.
Interculturalidade
A Educação Intercultural implica a ideia de inter-relações e de trocas entre culturas diferentes mas também a origem de uma dinâmica de criações novas, de inovação e de enriquecimento recíproco através da troca. A interculturalidade visa assim a integração dos grupos no todo social e a escolarização de todas as crianças independentemente da sua cultura, pois acredita-se que nos espaços educativos está sempre uma grande diversidade cultural, que consequentemente leva a que haja diferentes saberes, sistemas de valores, de representações e de interpretação da realidade.
Assim, e segundo Vieira (1999: 67), uma escola que deseje ser democrática deverá optar por uma Pedagogia Intercultural, pois esta favorece a troca e a partilha de experiências entre o diferente, uma partilha que pode envolver vários intervenientes, tais como professores/Educadores, pais, alunos e a comunidade envolvente.
"As nossas mãos" :)
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Dia da Alimentação
“OS FRUTOS”
(Melodia da música “Malhão Malhão”)
Ó maçã, maçã
Ó maçã, limão (bis)
E todas as frutas (bis)
Que ricas que são. (bis)
Eu sou a laranja
Venho do pomar (bis)
Tenho vitaminas (bis)
p'ra te alimentar. (bis)
Eu sou a banana
Não existo cá (bis)
Gosto do calor (bis)
Das bandas de lá. (bis)
Eu sou o morango
Gosto do calor (bis)
Quando estou vermelho (bis)
Tenho bom sabor. (bis)
Sou a tangerina
Muito miudinha (bis)
Quando estou madura (bis)
Sou muito docinha. (bis)
Sou o cacho d'uvas
muito madurinho (bis)
Quando vem Outubro (bis)
Vou fazer o vinho. (bis)
Sob os pés algumas serão pisadas.
Não têm casca, mas pele,
Nem caroço, mas grainha.
Há quem diga que são mel
As da lata ou da vinha.
Quem os tiver no quintal
Colhe um aqui, outro ali
E ninguém leva a mal
Se os cobrir com chantilly.
Madurinhos e perfumados
Presos num pé de verdura
São tão encarnados,
São uma doçura.
Existem nos pomares
mais parecem uma cabaça.
São verdes ou amarelas
e as pintinhas dão-lhe graça!
São irmãzinhas unidas,
às vezes a dar a mão.
De vermelho andam vestidas
e com elas fazem brincos as meninas.
domingo, 12 de outubro de 2008
sábado, 11 de outubro de 2008
Objectivos da Educação Pré-Escolar
Constituem objectivos da educação pré-escolar:
a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania;
b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de Fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Découpage 3D
terça-feira, 7 de outubro de 2008
O CASTELO DE CHUCHURUMEL
Aqui está a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o boi
Que bebeu a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está o carniceiro
Que matou o boi
Que bebeu a água
Que apagou o lume
Que queimou o pau
Que bateu no cão
Que mordeu o gato
Que comeu o rato
Que roeu o sebo
Que unta o cordel
Que prende a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Aqui está a morte
Que levou o carniceiro
E que entrega a chave
Que abre a porta
Do castelo
De Chuchurumel.
Fonte: Lenga-lengas, recolha e selecção de Luisa Ducla Soares, Livros Horizonte
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Letras Crocantes
* Massa quebrada, congelada ou para confeccionar: 200g de farinha, 100g de manteiga, sal e um pouco de águas; A massa deve ficar macia e não colar: amasse-a numa tábua com farinha;
* Cobertura de Açúcar: açúcar em pó, um pouco de água, corante alimentar;
* Guloseimas para a decoração (granulado colorido ou de chocolate, fios de açúcar, gomas…);
* Uma faca de pontas redondas para cada criança.
Modo de Preparação:
A criança deve dispor tiras de massa para fazer uma letra 8 cm (mais ou menos). Com a faca e um pouco de água, a criança cola os elementos.
Colocam-se as letras no forno a 150ºC para cozerem, num tabuleiro coberto com papel vegetal durante 10/15 minutos.
Depois, prepara-se a cobertura de açúcar: aproximadamente 3 colheres de sopa de açúcar em pó, um pouco de corante alimentar e umas gotas de água para uma letra. A criança espalha a cobertura e decora a seu gosto a letra com guloseimas.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Coelhos à Toca
A Educadora deverá colocar-se atrás de uma toca qualquer, para que um coelho fique sem lugar. O coelho que fica sem toca perde um ponto. Depois de quatro ou cinco jogadas, as crianças trocam de posição. Os coelhos tomam o lugar das tocas e vice-versa. Ganha a criança com menos pontos porque ficou menos vezes sem toca.
Variante: Em vez de se dizer “Coelhos à toca!” Pode-se optar pela utilização de uma música. Ao som da música os coelhos correm e quando esta Pará os coelhos dirigem-se para as tocas!